Flávio Dino e Carlos Lupi

Flávio Dino e Carlos Lupi

A reunião entre o pré-candidato ao Governo do Maranhão pelo PCdoB, pilule Flávio Dino e a cúpula do PDT no Maranhão, foi praticamente às escondidas, mas aconteceu e foi realizada no fim da manhã de quarta-feira (21), na sede do partido.

Dino foi mais uma vez tentar convencer os pedetistas que a sua traição teria sido algo inevitável e aproveitou para prometer mundos e fundos ao PDT, após sua vitória nas urnas, algo considerado pelo comunista como favas contadas.

No entanto, as promessas e o esforço de Dino fora em vão, afinal os pedetistas daqui já estão dispostos a esquecer o duro golpe que levaram e querem apostar na eleição do comunista e lá na frente abocanhar uma boa fatia no governo de Flávio Dino.

O problema é que Dino saiu do encontro ainda mais preocupado do que chegou, pois ouviu que a decisão será da Executiva Nacional, leia-se Carlos Lupi. Além disso, ouviu que Lupi está irredutível em aceitar a traição do comunista, que apesar de ter acordado com o partido que caberia a sigla indicar o vice-governador, optou em dar a vaga ao PSDB, para atrair os tucanos para o seu palanque.

Lupi tem tido conversar praticamente diárias com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB) e recebido ligações do ex-presidente Lula e até mesmo da presidente Dilma Rousseff, ambos do PT. Todos têm demonstrado a Lupi que o ideal seria unificar os partidos que apoiam a reeleição de Dilma num único palanque, ou seja, querem que o PDT apoie a pré-candidatura do senador Lobão Filho (PMBD) ao Governo do Maranhão.

Depois dessa reunião, ficou claro que pelo menos duas coisas Flávio Dino e o PDT têm em comum, o não cumprimento de acordo e a incoerência, afinal o PDT reclamou de traição, de um acordo não cumprido, mas faz a mesma coisa com o ex-prefeito de Santa Rita, Hilton Gonçalo.

Foi de conhecimento público o acordo celebrado entre a cúpula do PDT e Hilton Gonçalo. O ex-prefeito ameaçava deixar o partido, pois queria disputar o Governo do Maranhão nas eleições de 2014, mas resolveu ficar, após ter recebido a garantia que se o PDT não estivesse na chapa majoritária do comunista, como acabou acontecendo, o partido apoiaria sua candidatura.

O PDT se deu mal por acreditar em Dino e Hilton Gonçalo também se deu mal por acreditar no PDT.

Agora os pedetistas traídos seguirão para Brasília tentar mais uma vez convencer Lupi que o caminho melhor, para eles, será a permanência no palanque comunista. A tarefa não será nad fácil, mas também não é impossível.

Já Hilton Gonçalo está de malas prontas e deve anunciar a sua saída do PDT a qualquer momento, afinal o ex-prefeito também foi traído pelo PDT, que reclamaca de traição.