jemscodo2A abertura oficial dos Jogos Escolares Codoense 2014 aconteceu no fim da tarde desta quarta-feira (21). Milhares de jovens-atletas acompanharam ansiosamente a cerimônia de abertura do novo Ginásio de Esportes Carlos Fernando. Representantes de mais de 30 escolas públicas e privadas que compõem a rede codoense de Ensino participam da competição, sick que terá 13 modalidades: futsal, sale futebol de campo, voleibol, handebol, basquete, Dama, xadrez, ciclismo, vôlei de praia, tênis de mesa, futebol de areia, atletismo e uma grande novidade para esse, o jiu jitsu.

As modalidades irão acontecer na Arena do Aeroporto e nos Ginásios Carlos Fernando e Deolindo Rodrigues, o evento ocorrerá entre os dias 21 de maio e 04 de junho. De acordo com o regulamento dos jogos, após o final das competições, as escolas campeãs terão direito de disputar o Intermunicipal podendo chegar a Olimpíadas Escolares. A atleta Stefany Mayra foi a condutora da Tocha Olímpica na cerimônia de abertura. A aluna do Colégio Ananias Murad foi a campeã dos 250 m 75 m, e revezamento nos Jogos Escolares Maranhenses. A Aluna do Colégio Batista, fez o juramento do atleta para uma arquibancada lotada e para as autoridades presentes.

jemscodo1O presidente da Câmara municipal de Codó, cumprimentou a juventude nas arquibancadas e ressaltou a importância do encontro de gerações presente no ginásio. “É incrível ver essa juventude de todas as escolas de nosso município aqui presente neste grande evento, que já faz parte de nosso calendário desportivo e tem revelado grandes talentos em nível nacional. Quero parabenizar o prefeito Zito, que tem apoiado maciçamente o esporte como um todo e ao secretário de Esporte que vem realizando um excelente trabalho”, disse.

O secretário Municipal de Esporte e Lazer, Argemiro Filho, que presidiu a solenidade de abertura, falou sobre o crescimento do esporte codoense nos últimos anos. “É com muita alegria que damos o pontapé inicial de mais uma edição dos Jogos Escolares Codoenses. Quero agradecer o empenho de todos os profissionais da Secretaria de Esporte e Lazer, que mais uma vez mostrou união e empenho para o iniciarmos mais um JECOS. Tenho plena certeza que será mais uma edição brilhante, com jovens talentos se destacando em suas respectivas modalidades. Não posso deixar de agradecer o nosso grande prefeito Zito Rolim, que não tem medido esforços para o desenvolvimento e incentivo da prática de esporte em nosso município”, concluiu.

jemscodoPara o prefeito Zito Rolim, os 25º Jogos Escolares codoenses continuará tendo todo o apoio do poder público municipal. “Quero cumprimentar o Secretário de Esportes, Argemiro Filho e a toda equipe da secretaria de esporte que tem se dedicado para realizar um grande evento aos nossos alunos, professores e todos os participantes. As escolas vêm correspondendo a todos os nossos esforços, que a cada ano nos proporcionam um grande espetáculo da juventude. Como aconteceu em 2013, o número de participantes nesse ano de 2014, aumentou significadamente, e nós ficamos imensamente felizes em saber que nossos esforços estão tendo respostas positivas. É por isso que Codó nos últimos anos tem sido reconhecida como a cidade do esporte em nosso estado. Parabéns jovens, uma boa disputa a todos. Declaro abertos os XXVI Jogos Escolares Codoenses”, finalizou.

As disputas entre as escolas iniciam nesta quinta-feira (22), nas modalidades de handebol, vôlei e futebol de areia e encerrará no dia 4 de junho com o atletismo.