lobaofilhopm1O senador Lobão Filho (PMDB) prestigiou na manhã desta sexta-feira (02) a solenidade de Formatura Geral para Promoção de Oficiais da Polícia Militar do Maranhão (PMMA). Realizado no Quartel do Comando Geral da corporação, click no bairro Calhau, em São Luís (MA), o ato solene marcou um dos maiores eventos de promoção de oficiais da Polícia Militar nos últimos 20 anos da instituição.

Em seu pronunciamento, o senador cumprimentou o Comandante Geral da PMMA, Zanoni Porto, em nome dos oficiais, suboficiais e praças da corporação e seus respectivos familiares. Lobão Filho afirmou que é sempre uma honra poder estar presente em eventos da Corporação. “A Polícia Militar é uma instituição que sempre guardei no coração e sempre trabalhei em conjunto com vocês”, disse o senador.

Convidado para prestigiar o ato solene, o senador afirmou ainda que entende o papel da Polícia Militar dentro da sociedade maranhense e que os anos que estão por vir demonstrarão isso com muita clareza. “Viaturas, armamentos, fardamentos são realmente imprescindíveis. Mas, o mais importante é a valorização do policial como ser humano”, garantiu o senador, observado por mais de 800 participantes.

Che Guevara – Segundo ele, dentre as providências que precisam ser tomadas para ampliar a valorização dos policiais estão a qualificação da corporação, o aumento de contingente para que a carga horária do policial não sobrecarregue a sua carreira e a criação de uma advocacia especializada na Polícia, voltada para defender os policiais no exercício da sua função. “Isso são ações que valorizam o ser humano”.

Para Lobão Filho, a segurança pública é um problema que aflige todo o país e precisa ser prioridade da gestão pública. “A segurança se tornou tema principal com a mesma importância da educação, saúde e infraestrutura. O próximo governante deverá ter isso em mente. Eu tenho mais do que em mente. Tenho guardado no meu coração, junto com o carinho que tenho pela Polícia Militar”, observou o senador.

O peemedebista destacou ainda que o Governo do Maranhão deu mais um passo importante na valorização dos profissionais da segurança publica, mas é preciso avançar mais “Chegou a hora de darmos o devido respeito à Polícia Militar. Temos consciência disso e tenho certeza que a corporação está preparada para esse novo desafio que teremos neste ano que começa a partir de 2015. Hay que endurecer sem perder a ternura jamais”, observou fazendo referência ao líder Che Guevara.

lobaofilhopm2

PM – O Comandante Zanoni Porto iniciou o seu pronunciamento com uma oração a Deus e destacando a fundação da PMMA em 1836, como Corpo de Polícia da Província do Maranhão 412 policiais. “Foi um marco na história do Maranhão. Trago esse registro para lembrar o sentimento de orgulho e de respeito com que as novas gerações poderão olhar para a nossa corporação”.

A corporação agora passou a ser constituída por 23 coronéis que comandarão um efetivo de 9.200 policiais militares. “Dentro do nosso lema está a valorização do policial militar em prol do povo maranhense e nós estamos realizando essas promoções, uma das maiores a níveis de oficiais realizada nos últimos 20 anos”. Zanoni Porto lembrou ainda que os grandes líderes fazem história.

“Por isso, agradecemos à governadora Roseana que hoje promove sete novos oficiais ao posto de coronéis, 15 oficiais superiores e dez oficiais intermediários. Isto é fazer história. A sociedade maranhense agradece”. Ele afirmou ainda que nos últimos cinco anos foram adquiridos pelo governo estadual “mais de duas mil novas viaturas policiais, três mil armas, coletes e a inclusão de 1800 novos policiais”, disse Zanoni.

lobaofilhopmPromoção – O ato solene de promoção de oficiais foi conduzido pelo tenente Brasil. Após a leitura dos atos de promoção, apresentação da ordem e dos grupamentos o senador Edson Lobão Filho cumprimentou pessoalmente todos os oficiais promovidos e seus respectivos familiares. Foram promovidos ao posto de coronel Carlos Eduardo Abreu Gomes, José de Ribamar Silva Carvalho, Laércio Ozório Bueno, Marco Antonio Alves da Silva, José Frederico Gomes Pereira, Zózimo Paulino da Silva Neto e Raimundo Nonato Santos Sá. Os novos tenentes coronéis são Samuel Castelo Branco Jr, João Machado da Silva, Arlan Madson de Oliveira Lima, Edilene Soares da Silva, Ruy Fernandes Rodrigues Jr, Manuel de Oliveira Marques de Sousa Neto e Jairo Xavier da Rocha.

Ao posto de major foram promovidos Mário Sérgio, Cutrim Santos, Jerryslando Brito Duarte, Ivan Carlos Góis Ribeiro, Alípio Alves Neto, José Maria Prado Jr, Roberth Ronner da Silva Alves, Augusto Carlos Soares Magalhães e Renato Abrantes Campos. Os dez novos capitães são Lucas Daniel Fernandes Cardozo, Rawlinson José Pacheco Figueiredo, Paulo Henrique Spíndola Silva.

Também foram promovidos ao posto de capitão, Ataliba Ricelle Sodré de Sousa, Wagner Silva Monteiro, Enoque Lima da Silva, Josemar Costa Pinto Júnior, Byanca Sâmara dos Santos Rosa, Joacy Viana Berredo Júnior e Orlando Araújo Ferreira. Para o posto de 1º Tenente foi promovido o oficial especialista Josemias Bandeira Castro.