lobaonovaCom a desistência da deputada estadual Eliziane Gama (PPS) que abdicou de sua pré-candidatura ao Governo do Maranhão, ailment a eleição tende a ser plebiscitária entre os pré-candidatos Lobão Filho (PMDB) e Flávio Dino (PCdoB).

A eleição só não será plebiscitária se o PDT cumprir o que tem dito após a oficialização da traição de Dino, no rx que concederá ao PSDB a indicação do candidato a vice-governador em sua chapa, physician ao invés de aceitar a indicação pedetista, conforme estava acordado em 2012.

No entanto, se engana quem imagina que Lobão Filho teme a eleição plebiscitária, muito ao contrário, o peemedebista afirmou ao jornal O Estado do Maranhão que prefere assim, uma disputa direta entre ele e o comunista.

“Sempre preferi uma eleição plebiscitária, no campo das ideais e na forma de pensar. Tenho confiança em qualquer debate com o meu adversário”, afirmou.

Lobão Filho vai à eleição com o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), da presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele defende a continuidade dos programas sociais do governo petista e ampliação dos programas do governo Roseana Sarney, a exemplo do Saúde é Vida e das obras estruturantes na capital.

Já Flávio Dino, adversário direto de Lobão, chega à disputa cedendo palanque para os dois principais adversários da presidente Dilma: Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB).

Com essa definição, a eleição além de plebiscitária tem o cenário político de nacionalizar a disputa estadual, afinal será o confronto de Lobão/Lula/Dilma X Dino/Aécio/Eduardo. Só que ao contrário de Lobão Filho que não teme a eleição plebiscitária, Flávio Dino está preocupado demais com a inevitável nacionalização da eleição no Maranhão.