Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula

Lula recebe Lobão Filho e confirma apoio ao peemedebista. Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula.

De O Estado – O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demonstrou entusiasmo com a candidatura ao governo do Maranhão do senador Lobão Filho (PMDB). Os dois tiveram um encontro ontem na sede do Instituto Lula, stomach em São Paulo, durante o qual discutiram a atual conjuntura política do estado e a eleição do mês de outubro. O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão (PMDB), também participou da reunião. Foi ele quem articulou o encontro. Lobão Filho assegura ter a garantia de apoio “incondicional” de Lula e do PT à sua candidatura.

O peemedebista classificou de “fantástica” e muito proveitosa a reunião com o ex-presidente da República e líder do PT no Brasil. Ele afirmou ter mostrado o potencial econômico e produtivo do estado e apresentado propostas para vários segmentos, o que deixou Lula convencido de que este é o melhor projeto para a eleição de outubro.

“Eu falei muito do nosso Maranhão e mostrei para ele, com detalhes, o estado com um potencial que, às vezes, quem está de fora não consegue enxergar”, disse.

Lobão Filho afirmou ter saído bastante satisfeito do encontro, que, segundo ele, ocorreu de forma descontraída e serviu tão somente para confirmar a tese de reedição da aliança do PT com o PMDB no Maranhão.

“O encontro foi fantástico, na verdade, o Lula é sempre fantástico. Além de conversarmos bastante sobre política e sobre o estado do Maranhão, fiquei impressionado com o carinho que ele tem pelo meu pai. Ele mostrou ter bastante respeito e admiração à trajetória do ministro de Minas e Energia”, completou.

A reunião com Lula foi o ponto alto do início da pré-campanha do senador do PMDB. Em apenas uma semana como candidato, ele con seguiu movimentar a cena política do Maranhão e demonstrou prestígio nacional ao ser recebido pelo ex-presidente na sede do seu instituto.

Articulação – O encontro de Lobão Filho com Lula, articulado pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, teve como principal objetivo alicerçar o apoio do PT ao candidato do PMDB no Maranhão.

Logo após a desistência do ex-secretário de Estado de Infraestrutura e então candidato do grupo às eleições de outubro, Luis Fernando Silva (PMDB), a direção estadual do PT sugeriu a rediscussão da aliança política, tendo em vista a mudança do projeto eleitoral.

“Lula ficou bastante entusiasmado com a minha candidatura e disse que o seu apoio e o apoio da presidente [Dilma Rousseff PT] serão incondicionais ao meu nome. O nosso palanque será de puro sangue, essa é a garantia”, afirmou.

Lobão Filho está de licença médica do Senado após ter sido submetido a duas cirurgias em Brasília e desembarcará em São Luís na próxima semana, logo após o feriado da Semana Santa. Na capital, ele vai se reunir com partidos políticos para discutir aliança para a eleição e com a direção estadual do PMDB.

O pré-candidato também será recebido pela governadora Roseana Sarney (PMDB), que na semana passada afirmou estar “confirmadíssima” a candidatura do senador.

Lobão Filho deve chegar ao Maranhão após a Semana Santa, quando deverá ser recebido pelas lideranças dos partidos que fazem parte da coligação com o PMDB no estado.

Petista vê falta de ética nas ações de Dino

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez duras críticas à postura e ao modelo de fazer política do ex-presidente da Embratur e pré-candidato ao Governo do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). De acordo com o senador Edison Lobão Filho (PMDB), no encontro de ontem, Lula classificou Dino de antiético e rechaçou apoio ao comunista na eleição de outubro.

“Ele foi muito claro e isso eu posso falar para você sem problema nenhum, de que não há a menor hipótese de ele apoiar o Flávio Dino. Lula não acredita ser correta a posição de Flávio, em oferecer palanques para vários candidatos presidenciais. Ele acha isso falta de ética. Agora, no meu palanque só subirá Dilma. Não subirá Aécio ou Eduardo Campos, será um palanque puro sangue”, disse.

A crítica de Lula está no fato de Flávio Dino ter consolidado aliança, ainda em 2012, com o PSB, comandado pelo presidenciável Eduardo Campos, e mesmo assim ainda estar negociando espaços na chapa majoritária com o PSDB e tentando atrair o PT para o seu palanque.

A postura de Dino já provocou inclusive crise no seio do grupo político que apoia a sua candidatura, justamente pelo fato de o espaço negociado por Dino, ter sido prometido ao PDT.

A presença do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no encontro de Lobão Filho com Lula reforçou a imagem de admiração mútua entre pai e filho e foi elogiada pelo próprio ex-presidente. Lobão Filho tem orgulho de ser filho de Lobão, que também demonstra orgulho pelo filho que tem. Os dois têm trabalhado juntos na pré-campanha eleitoral e deverão percorrer juntos os municípios em busca de votos. “Tenho admiração e respeito pelo meu pai. E sei que ele tem orgulho de mim. Nossa relação é de amizade e admiração mútua”, ressaltou o candidato a governador, após o encontro com Lula.