leitos1

O jornal O Estado do Maranhão trouxe neste domingo (23), healing uma matéria especial sobre os avanços significativos que a Saúde no Maranhão teve nos últimos anos. A reportagem feita pelo jornalista Leandro Santos apresenta em números essa mudança e o Blog irá destacar, drug a partir de agora, alguns pontos importantes.

Durante o período do programa Saúde é Vida, pelo levantamento feito pela reportagem, um dos maiores avanços foi na expansão do número de leitos para os maranhenses. Em 2009, quando o programa foi colocado em prática, havia 958 leitos hospitalares disponíveis na rede de saúde e, até dezembro de 2013, esse quantitativo passou para 2.118, o que representa um aumento de mais de 120%.

Os leitos de UTI também tiveram um aumento incrível, pois passou de 98 para 309, até fim do ano passado. Houve ainda a criação de 104 leitos de UCI, que não existiam no Maranhão.

Ao fazer uma comparação entre os leitos hospitalares das redes municipal, estadual, federal e privada de saúde no Maranhão, no período de abril de 2009 a dezembro de 2013, os dados da SES mostram que a maior evolução foi registrada na rede estadual. Enquanto a quantidade de leitos hospitalares sob a responsabilidade do estado passou de 958 para 2.118, na rede municipal, o total de leitos passou de 7.312 para 7.347; na federal, houve uma diminuição, passando de 573 para 488; e na rede privada de saúde também houve uma diminuição, passando de 5.183 para 2.465 leitos.

araguanaHospitais – Outra evolução visível foi na questão da quantidade de hospitais no Maranhão. Além de todos os hospitais e UPAS já entregues até agora pelo Governo do Estado, está prevista a inauguração de mais 34 hospitais de 20 leitos, quatro hospitais de 50 leitos, quatro hospitais macrorregionais de 100 leitos em Imperatriz, Santa Inês, Caxias e Pinheiro e dos Centros Macrorregionais de Hemodiálise em São Luís, São José de Ribamar, Chapadinha, Imperatriz, Coroatá, Pinheiro e Santa Inês.

Passados cinco anos desde o início do programa, hoje estão em pleno funcionamento 30 hospitais de 20 leitos espalhados por diversos municípios maranhenses que beneficiam não apenas a população dessas localidades, mas também os moradores dos municípios vizinhos. Essas unidades dispõem de Serviço de Pronto Atendimento (SPA), centro de parto e cirúrgico, exames de raio-X e laboratoriais, farmácia e demais setores administrativos.

Também foram construídos sete hospitais de 50 leitos. As unidades funcionam 24 horas, com atendimento de clínica médica, cirurgia geral, ortopedia, pediatria e obstetrícia. Os hospitais têm os serviços de apoio e diagnóstico, como raio-X, ultrassonografia, laboratório clínico, eletrocardiograma e agência transfusional.

As ações do programa também incluíram a construção de 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA), sendo cinco na capital maranhense (Itaqui-Bacanga, Parque Vitória, Vinhais, Cidade Operária e Araçagi) e as outras cinco no interior do Maranhão (Coroatá, Imperatriz, São João dos Patos, Codó e Timon). Nos próximos meses, a 11ª UPA será inaugurada dentro do Hospital Nina Rodrigues.

Ainda como parte das ações do programa de reforma e ampliação de unidades de saúde foram disponibilizados 172 leitos clínicos e 39 de UTI no Hospital Carlos Macieira; 23 de UTI neonatal e 10 de UTI pediátrica no Hospital Juvêncio Mattos; 17 leitos de UTI no Hospital Presidente Vargas, entre outras obras. (LS)

E ainda tem gente que não reconhece o avanço da Saúde no Maranhão…