José Antonio Heluy

José Antonio Heluy

Um dia depois de a presidente Dilma Rousseff (PT) garantir que o Partido dos Trabalhadores apoiará a candidatura peemedebista ao governo do Maranhão, medicine petistas maranhense que pretendem se candidatar a vice-governador na chapa com o pré-candidato do PMDB, drugs Luis Fernando Silva, stuff avaliaram que é hora de o partido voltar a se reunir para discutir a sucessão estadual e a estratégia eleitoral.

Em entrevista a O Estado, o secretário de Estado de Trabalho e Economia Solidária, José Antônio Heluy, um dos cotados para compor a chapa majoritária, disse que o momento é de “ajustar” a aliança local e apenas aguardar a oficialização da decisão já externada pela presidente aos líderes do PMDB.

“Agora é uma questão de ajustar essa aliança, porque as dificuldades maiores, a meu ver, já foram, superadas. O quadro serenou”, declarou.

Para o superintendente estadual do Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), José Inácio Rodrigues, outro pré-candidato petista, a conversa de Dilma Rousseff com os peemedebista “foi uma sinalização forte” de que o PT deve se manter na coligação formada em 2010 no Maranhão.

“Essa foi uma sinalização forte no sentido da manutenção da aliança. Eu penso que já está batido o martelo, mas que ainda será editada uma norma nacional confirmando todas essas articulações”, pontuou. Uma reunião da Executiva Nacional está marcada para amanhã.

Ainda de acordo com Inácio, o momento é de o PT estadual voltar a se reunir para definir os rumos que tomará em outubro. “Não

 Monteiro informou que reunião ocorrerá na sexta-feira

Monteiro informou que reunião ocorrerá na sexta-feira

podemos perder o timming. Temos que nos reunir e preparar as condições para que não sejamos meramente guiados pela direção nacional e, de outro lado, não tomemos decisões em dissonância com o que os nossos líderes entendem ser o melhor para a reeleição da presidente Dilma”, argumentou.

O petista sugeriu, inclusive, uma reunião entre lideranças do PT e do PMDB. “O que sugiro é que até sentemos com líderes do PMDB para começar a traçar uma estratégia mais firme”, completou.

Reunião – O presidente estadual do PT, Raimundo Monteiro, informou ontem que uma reunião da direção local da legenda está marcada para a próxima sexta-feira (14), quando a promessa de apoio feita pela presidente Dilma será discutida.

Ele ressaltou, contudo, que como ainda não há formalização do apoio – o que só deve ocorrer após reunião já convocada por Rui Falcão,presidente nacional da sigla, a Executiva Estadual não pode deliberar sobre o tema.

“Vamos conversar sobre esse assunto [encontro de Dilma com líderes do PMDB], mas será apenas conversa. Ainda não há decisão formal sobre isso. Portanto, não temos poder de deliberar nada ainda. Mas o encontro servirá para que a gente inicie as tratativas sobre a tática eleitoral e outros temas que precisam ser levados para o debate interno”, reiterou.

 De O Estado