robertofernandesPor Roberto Fernandes

Porque nasce uma paixão? Não sei. E duvido que alguém tenha uma resposta pronta. Mal sabemos quando tudo começou: foi um olhar, generic um sorriso ou duas simples cores. O certo é que santificamos aquele instante. É o momento em que passamos a compreender aquela chama que dilacera o nosso peito ou tira os nossos sentidos.

Por vezes, esse despertar é nada poético. Ele vem com a dor, como uma lança cravando o coração. Foi assim, em 97, quando o Moto deixava a segunda divisão do brasileiro. Só encontrei resposta para esse estranho amor, em um pensamento de Chiara Lubich: “É na dor que encontramos o verdadeiro amor”.

O danado é que essa dor parecia incessante. Ausente das melhores disputas nos exige mais. Parece querer colocar a prova os nossos sentimentos. Por duas oportunidades sangra nossa fé, com o vergonhoso rebaixamento. Quanta provação! De tanta angústia meu coração andava meio acabrunhado e divorciado da alegria. Uma agonia que se arrastou pelo tempo, me dando a nítida impressão de ser ela, infinita. Mas, um amor assim não se renuncia. Compreendi La Rochefoucauld: ”A ausência apaga as pequenas paixões e fortalece as grandes”.

E no último domingo, final de turno. O adversário melhor não podia existir para convencer meu coração, que já não estávamos tão frágeis. Não vencemos é verdade, mas também não perdemos. O título escapou de nossas mãos, mas não liguei pra isso. O mais importante é que a alegria voltou. A confiança foi restabelecida e a paixão fez meu coração pulsar no peito, como uma criança que acaba de ganhar a vida.

Sabe de uma coisa. Essa tristeza não era só nossa. Eu vi até quem nos olha pelo canto dos olhos, andava perambulando pelas ruas da cidade, como uma alma errante a procura de sua metade.

O passado de desilusões é apenas um rabisco em papel amassado, jogado num cesto qualquer no canto da sala.

O PAPÃO VOLTOU!

Roberto Fernandes é jornalista da TV Brasil, radialista da Rádio Mirante AM, onde apresenta o Programa Ponto Final e foi presidente do Moto Club em 2013, quando trouxe a equipe de volta a primeira divisão do futebol maranhense e atualmente integra a Junta Governativa que comanda o Moto.

Em tempo: o Moto Club estreia no 2º turno nesta quarta-feira (26), às 20h30, no Estádio Castelão, contra o Bacabal.