altrabalhos

Os trabalhos nos legislativos maranhenses foram iniciados em 2014, cheap nesta segunda-feira (03), view tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara de vereadores de São Luís, case com sessões especiais.

Na Assembleia Legislativa, a Sessão Solene foi comandada pelo próprio presidente do parlamento, Arnaldo Melo (PMDB), e contou com a presença de diversas autoridades. O secretário da Casa Civil, João Abreu, esteve representando a governadora Roseana Sarney (PMDB).

No entanto, os debates e as sessões ordinárias só de fato serão iniciados a partir desta terça-feira (04), quando os trabalhos voltam a normalidade. Durante as primeiras semanas, os deputados devem definir os Blocos Parlamentares e as Comissões Técnicas para 2014.

Novidades – Pelo menos duas novidades já movimentaram o primeiro dia na Assembleia. O líder do Governo, César Pires (DEM), optou por deixar o Bloco Parlamentar pelo Maranhão, liderado por Roberto Costa (PMDB) e passou a integrar o recém-criado Bloco Democrático Progressista, que é mais um Bloco da base governista e será liderado pelo deputado Alexandre Almeida (PTN).

Outra novidade foi o retorno do deputado estadual Victor Mendes (PV). O parlamentar retornou a Assembleia após três anos comandando a Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Com a chegada de Victor Mendes, Magno Bacelar (PV), retorna a suplência.

A Assembleia Legislativa deve ter um ano atípico, afinal tem a possibilidade de eleger o novo governador ou governadora do Maranhão para comandar o Estado até 31 de dezembro. A eleição, que será indireta e somente os 42 deputados podem votar, só acontece se a governadora renunciar ao cargo para disputar as eleições de outubro deste ano.

Na Câmara de Vereadores de São Luís, a expetativa maior é para a eleição da nova Mesa Diretora. A tendência é que a eleição seja antecipada e possa acontecer no mês de março. O prefeito Edivaldo Júnior se fez presente e fez questão de ressaltar a importância do convívio respeitoso entre o executivo e o legislativo, para o bem da cidade (veja aqui).