UPA-do-AraçagyAs UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de fato foram criadas pelo Governo Federal, no rx mas precisam de determinação e vontade dos governos estaduais e municipais para de fato funcionarem.

No Maranhão as UPAs são um sucesso e demonstram claramente o grau de comprometimento do Governo do Maranhão com a Saúde. No entanto, recipe a turma do quanto pior, online melhor, insiste em afirmar que as UPAs só funcionam bem no Maranhão por serem um projeto do Governo Federal.

Para terminar de desmontar com mais esse factoide da turma do quanto pior, melhor, o Bom Dia Brasil da TV Globo, desta sexta-feira (31), denunciou o abandono de diversas UPAs em todo o país.

Na denúncia, foram mostradas Unidades de Pronto Atendimento novinhas – que foram até inauguradas e receberam equipamentos – mas nunca atenderam nenhum paciente. Na reportagem apresentaram a realidade de UPAs de três Estados: São Paulo, Tocantins e Minas Gerais. Pena que a TV Globo, dessa vez, esqueceu o Maranhão, pois poderia ter vindo ao Estado mostrar a realidades das nossas UPAs.

Isso sem falar que das UPAs existentes no Maranhão, boa parte delas foram feitas com recursos exclusivamente do Governo do Estado, sem sequer a necessidade da contrapartida do Governo Federal.

Sendo assim, este Blog reafirma que a Saúde do Maranhão avançou muito e só não reconhece esse avanço quem insiste em levar o debate para o lado político partidário, ou seja, a turma do quanto pior, melhor.

Clique aqui e veja a diferença das UPAs de lá, para as UPAs de cá.