O Estado – O Ministério do Turismo (MTur) informou que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologou, advice por meio de portaria que será divulgada no Diário Oficial da União segunda-feira (27), online as duas pistas – cada uma com 1, ailment 2 mil metros de extensão – do aeroporto de Barreirinhas (a 250 quilômetros da capital maranhense). Com a medida, a cidade, considerada um dos 10 destinos mais importantes do mundo (com base em levantamento feito pelo MTur) terá um aeroporto próprio que poderá receber, a partir da próxima semana, aviões com capacidade para até 100 lugares, em alguns meses, modelos de maior porte. A expectativa do MTur é de que a cidade passe a receber até 100 mil visitantes por mês.
De acordo com o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a homologação somente foi possível porque foram apresentadas aos técnicos da Anac, em vistoria feita no dia 17 de setembro do ano passado, condições favoráveis à medida.
“Na ocasião, foi apresentada aos técnicos da Anac uma estação provisória de passageiros, feita por intermédio da Prefeitura de Barreirinhas, com o auxílio da Secretaria de Estado de Infraestrutura [Sinfra]. Esse era um dos pré-requisitos necessários e exigidos para que a homologação fosse efetivada. Além disso, as pistas dispunham na ocasião das condições de segurança necessárias para o recebimento dos voos. Devido ao aspecto positivo do produto mostrado, a oficialização do aeroporto de Barreirinhas foi inevitável”, disse Vieira.
Ainda segundo o ministro, com a nova rota, será possível promover voos para cidades contempladas na Região Nordeste como sedes da Copa do Mundo deste ano.
Gastão Vieira anunciou que, até o fim deste mês, haverá uma reunião com representantes do MTur, da administração municipal de Barreirinhas e de empresários do setor de agências de viagem.
“Temos como foco interligar os turistas que vão acompanhar a Copa, especialmente nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador, para que os mesmos, antes de irem para essas capitais, passem por Barreirinhas. Ou seja, o Maranhão poderá ingressar de uma forma ainda mais forte no roteiro dos visitantes deste grande evento mundial, previsto para 2014”, disse.
O ministro também informou que a obra da estação definitiva de passageiros, iniciada pela Sinfra há alguns meses e com custo estimado em R$ 3,2 milhões, está 60% concluída.
“A expectativa é de que a estação receba com conforto os visitantes da cidade. Não basta que o local seja belo, tenha atrações, belezas naturais. É necessário também que o visitante se sinta confortável. E com esse terminal e com as ótimas condições técnicas da pista, o Maranhão terá uma cidade com grande expectativa de novos investimentos a médio e longo prazo”, afirmou.
Gastão Vieira também ressaltou que a homologação das pistas do aeroporto de Barreirinhas recompensa um esforço feito, em conjunto com o Governo do Estado.
“Desde 1997, eu e a governadora Roseana Sarney tivemos a visão e entendíamos, na ocasião, que Barreirinhas era uma cidade promissora no aspecto do turismo. Em 2014, tivemos essa confirmação, com a certeza de termos um aeroporto num local que já fazia por merecer isso. Fiquei muito feliz quando hoje [ontem] recebi a informação diretamente do presidente da Anac, Marcelo Pacheco dos Guaranys, da homologação. Recompensou todo o esforço feito à frente da pasta, cargo que ocupo desde novembro de 2011”, disse.
O PORQUE QUE A MÍDIA NACIONAL AINDA NÃO DIVULGOU QUE O AEROPORTO DE BARREIRINHAS FOI HOMOLOGADO PELA ANAC?
Meus amigos, vejam só como está bem claro que existiu toda uma articulação para desmoralizar e desmontar o MARANHÃO com o seu GOVERNO, e mais, tudo indica que na montagem das peças, está praticamente esclarecido que uma prestação de serviço direcionado a rede social pela EMBRATUR, vinha trabalhando para favorecer o comunismo que se passa por oposição no MARANHÃO. Meus amigos, a ficha caiu…… Essa é mais uma que preenche o senso crítico das nossas reflexões. CONFIRA A MATÉRIA A RESPEITO DA MAIS SONHADA PELO GOVERNO ROSEANA SARNEY COM O MINISTÉRIO DO TURISMO, E AGORA TAMBÉM, PELA ATUAL GESTÃO DO PREFEITO LÉO COSTA, DA HOMOLOGAÇÃO DO AEROPORTO DE BARREIRINHAS.
Bem lembrado, meu caro Sebastião Santos;
Como? Pousar com avião com mais de 100 passageiros em 1.200m?
Qual a resistência do piso asfáltico da pista? Acredito que seja para aeronave de no máximo 46 lugares, mesmo assim a pista é absurdamente curta.
Atualmente a construção de um aeroporto Regional moderno deve atender os turboélices de 70 lugares e a pista deve suportar aeronave com 29mil quilos e ter 1.700m por 30m de largura.
Para operação de jato regional (120 passageiros) é aconselhável pista de 2.200m x 45m !
Saudações,