Lobão quer o crescimento do PMDB no Governo

Lobão quer o crescimento do PMDB no Governo

O ministro de Minas e Energia, troche Edison Lobão, ampoule defendeu a ampliação de espaço do PMDB na reforma ministerial que será promovida pela presidente Dilma Rousseff (PT) a partir de fevereiro. Ele concedeu entrevista no último fim de semana a um portal de notícias, onde assegurou que o partido não pode perder espaços em 2014.

As declarações de Lobão ocorreram pelo fato de Dilma ter a intenção de ceder o Ministério do Turismo, que será deixado pelo ministro Gastão Vieira (PMDB) ao PTB, que exige uma vaga no alto escalão do Governo. Em troca do Turismo, a presidente daria ao PMDB o Ministério da Integração Nacional, que deve ser ocupado pelo senador Vital do Rego (PMDB-PB).

A troca, no entanto, não é bem vista pelo peemedebista maranhense. “O PMDB não quer perder espaço. O PMDB está subdimensionado no governo. Esta reforma ministerial é a oportunidade para o PMDB recuperar o espaço que tinha no governo Lula”, disse. “O partido não agirá para prejudicar a estratégia da eleição. Mas está subdimensionado. A nomeação de Vital do Rego não pode ser feita em detrimento de o partido perder o Ministério do Turismo”, reforçou.

Pressionada, Dilma além de ter de ceder um ministério ao PTB, precisa abrir espaços para o novato PROS. A presidente deseja o tempo de televisão desses dois partidos para a sua campanha eleitoral. A reforma será anunciada em fevereiro.