Foto: De Jesus/O Estado

Foto: De Jesus/O Estado

São Luís voltou a ter uma noite de insegurança nesta sexta-feira (03). Foram quatro ônibus incendiados, find uma delegacia atingida por tiros e um policial reformado assassinado no Maracanã – Zona Rural de São Luís.

Os ônibus foram incendiados na Areinha, sale João Paulo, Vila Sarney e Jardim América. A delegacia do São Francisco, o 9º Distrito Policial foi atingido por oito disparos, tudo na noite de sexta-feira.

A própria Secretaria de Segurança Pública (SSP), através de Nota, confirmou que as ações foram reações do crime organizado contra a presença mais forte da Polícia Militar no Sistema Prisional do Maranhão. No entanto, a SSP descartou que o assassinato do PM reformado, Antonio Cesar Cerejo, tenha qualquer ligação com essas ações. O militar estava num bar no Maracanã quando foi alvejado por três tiros disparados por um elemento que desceu de um veículo celta de cor prata.

É evidente que as ações são no sentido de desmoralizar a Segurança do Maranhão, mas o que não pode ser aceitável é uma não reação a essa tentativa de estabelecer um clima de guerra civil na capital maranhense.

O secretário de Segurança Aluísio Mendes confirmou que o serviço de inteligência já detectou que as ordens para os atos partiram de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. Além disso, segundo o secretário, já foram identificados os mandantes e autores das ações criminosas da noite de sexta-feira. Aluísio Mendes assegurou também que essas ações não ficarão sem respostas.

“Nós estamos preparados para isso, não estamos acuados de maneira alguma. Essa reação seria natural, isso já aconteceu em outros Estados, mas asseguro que a resposta será dada e será a altura para aqueles que insistem na criminalidade no Maranhão”, afirmou em entrevista a Rádio Mirante AM.

É o que a população espera meu caro secretário Aluísio Mendes, uma reação à altura.