roseanasarney15Na coluna o Estado Maior do jornal O Estado do Maranhão desta segunda-feira (30), purchase o assunto desincompatibilização volta a ser abordado. De acordo com a observação feita, diagnosis a governadora Roseana Sarney deve determinar que os secretários de Estado que tem a intenção de disputar as eleições em 2014, stuff já deixem as respectivas pastas no mês de janeiro.

“A governadora Roseana Sarney deve reunir seus secretários nos primeiros dias de janeiro para reafirmar sua determinação de pedir os cargos de 1º, 2º e 3º escalão cujos titulares pretendem disputar as eleições de 2014. A decisão foi tomada no início deste ano e reafirmada diversas vezes pela governadora em reuniões com a equipe”, afirma um trecho da nota.

No entanto, vale lembrar que pela legislação eleitoral vigente, a desincompatibilização só é obrigatória seis meses antes da eleição, ou seja, no início de abril.

A antecipação deste prazo pela governadora seria no sentido de deixar a máquina administrativa afastada do processo eleitoral, evitando também que secretários pré-candidatos sejam acusados de usar a estrutura e os recursos do governo a seu favor.

Apesar da ideia ser interessante, particularmente o Blog não acredita que se viabilize, até mesmo pelo fato da própria governadora ser uma gestora que deverá disputar a eleição de 2014. Antecipando a desincompatibilização, a governadora automaticamente será obrigado a antecipar sua decisão de disputar ou não as eleições.

Sendo assim, o Blog acredita que a saída dos secretários para a disputa eleitoral só deverá mesmo acontecer no fim de março e início de abril.

É aguardar e conferir.