carropipa

A governadora Roseana Sarney lançou, sovaldi nesta segunda-feira (9), look a Operação Carro-Pipa 2013, iniciativa que vai beneficiar 69 municípios maranhenses que decretaram situação de emergência decorrente dos efeitos da estiagem. “Nos últimos três anos, municípios do Maranhão têm sofrido com a falta de chuva, e essa ação, realizada em parceria pelos governos do Estado, federal e municipais, vai garantir água de qualidade a famílias maranhenses”, declarou a governadora.

O ato foi realizado pela manhã, em frente ao Palácio dos Leões (Centro), e contou com presença dos secretários estaduais Aluísio Mendes (Segurança Pública); Cláudio Azevedo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento); e João Abreu (Casa Civil); do comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, coronel Vanderley Pereira; deputado Eduardo Braide; além de prefeitos e outras autoridades.

Nessa primeira etapa do programa são 88 carros-pipa que foram contratados com recursos da Secretaria Nacional de Defesa Civil, no valor de R$ 10,5 milhões. No Maranhão, a Operação Carro-Pipa será executada pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil. “As famílias já foram cadastradas e, a partir de agora, passam a receber água”, detalhou o coronel Vanderley Pereira.

Ele afirmou que o Governo Federal reconhece que os municípios maranhenses estão sofrendo com a estiagem desde 2012 e que o trabalho será ampliado. “Chegaremos ao número de 200 carros-pipa, um serviço que também terá fiscalização da Defesa Civil Estadual”, ressaltou. O coronel Vanderley Pereira informou que a operação será desenvolvida no prazo de 180 dias e conta com o apoio da Defesa Civil dos municípios.

Kits – A governadora Roseana Sarney também entregou kits de irrigação a 42 municípios e 22 veículos a escritórios da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Aged) instalados no interior.

irrigação1

“Este é um ato de fortalecimento da agricultura e das ações da defesa sanitária vegetal. Sem dúvida um grande avanço, pois faço a entrega neste momento de 285 kits de irrigação e também de automóveis aos escritórios da Aged, instalados em 13 municípios. A entrega desses kits e dos veículos confirma a prioridade que o meu governo vem dando ao setor agropecuário em nosso estado, incentivando, sem distinção o pequeno, o médio e o grande agricultor rural”, disse a governadora Roseana Sarney.

A governadora ressaltou, ainda, a participação determinante dos deputados Arnaldo Melo, Tatá Milhomem, Antônio Pereira, Leo Cunha, Eduardo Braide e César Pires, para que os kits fossem entregues hoje aos 42 municípios. Os kits de irrigação foram adquiridos por meio de recursos de emendas parlamentares dos deputados e complementados com recursos do Tesouro Estadual. Roseana Sarney informou que ao todo serão entregues 700 kits de irrigação, que vão fortalecer a agricultura familiar, aumentar a produção e melhorar a qualidade de vida das famílias beneficiadas, que terão condições de produzir e comercializar seus produtos o ano inteiro.

O prefeito de Codó, Zito Rolim, que falou em nome de todos os demais gestores municipais contemplados, disse que os kits são um apoio que para as prefeituras possam ajudar as comunidades que precisam melhorar e ampliar sua produtividade.

Já os carros e as motos entregues para os escritórios da Aged foram adquiridos por meio de convênio entre a agência e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), um investimento de R$ 1.982.510,35. Essa ação visa a estruturação e manutenção do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Vegetal para controle, erradicação e prevenção de ocorrência de praga dos vegetais.