geraldocastroO secretário Municipal de Educação (Semed), sovaldi sale Geraldo Castro, help iniciou na manhã desta segunda-feira (9), advice um cronograma de visitas às escolas da rede municipal de São Luís. Foram visitadas a creche-escola Mindinho e a Unidade de Educação Básica Darcy Ribeiro, ambas na zona rural de São Luís. O objetivo das visitas é estreitar o diálogo com pais, professores, gestores e alunos.

Antes de reunir-se com os pais nesta manhã, o gestor da pasta da Educação no município acompanhou o deslocamento dos alunos na zona rural de casa para as salas de aula. As UEBs Zuleide Andrade e Joaquim Pinto, no Cinturão Verde, tiveram a partir desta semana o serviço regularizado. A medida obedece à recomendação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior de assegurar e manter a qualidade na entrega dos elementos-base para o bom funcionamento da educação em São Luís.

Na creche-escola Mindinho, situada na rua Principal do Maracanã, o secretário visitou as salas de aula, a quadra de esportes e verificou o estado das instalações elétrica e hidráulica do prédio. Os gestores e as famílias dos alunos reivindicam a transferência da escola para um prédio na mesma rua, onde antes funcionava a creche-escola e que já abrigou outras duas unidades de ensino do município.

Após a conversa com os pais, o titular da Semed assinou, perante os pais e os alunos, o documento que viabiliza uma vistoria técnica para que haja reforma estrutural no prédio. “Autorizo o início da vistoria técnica e estrutural para posterior abertura de processo licitatório para dar início à reforma desta escola. Nós estamos realizando o acompanhamento do progresso que pretendemos que chegue ao destino adequado, às escolas, a fim de termos níveis mais qualificado de ensino-aprendizagem, superando barreiras estruturais. O prefeito Edivaldo designou pessoalmente que eu assinasse o documento que dá início à reforma desta escola”, destacou Geraldo Castro. A intenção é que o ano letivo de 2014 comece já na escola reformada.

As aulas na Creche-Escola Mindinho foram retomadas nesta segunda-feira (09), após o reparo do forro que ameaçava ceder. Na unidade estudam 143 crianças de 3 a 6 anos. Durante a visita, o secretário estava acompanhado da superintendente de Educação Infantil da Semed, Josie Descovi, e da superintendente de Educação Fundamental da Secretaria, Maria de Jesus Gaspar.