coroado2O prefeito Edivaldo Holanda Júnior participou, recipe na manhã deste domingo (1º), cheap da sétima edição do Coroado de Natal, que aconteceu no Viva Luciano Moreira, no Alto São Sebastião (Polo Coroadinho). Pela primeira vez, a Prefeitura de São Luís apoiou o evento. Ao visitar todos os stands e conversar com moradores atendidos da região, o prefeito Edivaldo destacou a importância das obras sociais e da prestação de serviços oferecidos à comunidade.

“É na nossa gestão que o Coroado de Natal pela primeira vez recebe total apoio da Prefeitura. Disponibilizamos nossa estrutura com atendimento na área de saúde e apoio na área educacional. Estamos hoje aqui dando nosso auxílio na realização dos trabalhos e esperamos que essa grande ação seja estendida por demais bairros. Desde já reiteramos nosso apoio”, afirmou o prefeito, recebido com muito carinho pelos moradores locais.

Nos stands disponibilizados pela Prefeitura de São Luís, a secretaria de Saúde (Semus) ofereceu atendimento médico de pediatria, clínico geral, prevenção do colo de útero, vacinação e acolhimento. Nas barracas montadas puderam ser feitas também verificação de pressão arterial, exames oftalmológicos, testes de glicemia, HIV, hepatite e ainda a distribuição de medicamentos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) esteve disponível.

coroado4Equipes da secretaria de Educação (Semed) levaram para o local o Carro Biblioteca, oportunizando democratização do conhecimento por meio de rodadas de leitura as crianças. Os dois veículos garantiram um acervo de 1.200 livros, cada um dos carros estava equipado com um televisor e um aparelho de DVD. No aspecto da conscientização, profissionais da Semed proferiram palestras nutricionais sobre alimentação saudável, visando o controle da obesidade, através da oficina de alimentação alternativa. As bandas de fanfarras das escolas municipais apresentaram-se durante o período da tarde e marcaram o encerramento do evento.

Já a secretaria de Meio Ambiente (Semmam) fez a distribuição de mudas. Além das atividades desenvolvidas pela Prefeitura, foram realizadas emissão de documentos pessoais, recreação infantil, torneios esportivos e exposição de artesanatos.

Idealizador do projeto, o juiz Fernando Mendonça, membro do Rotary Club, principal parceiro das edições do Coroado de Natal, agradeceu o incentivo da administração municipal. “Fazemos um trabalho de articulação em rede com várias instituições e organizações, dessa vez a Prefeitura de São Luís está nos ajudando. Agradecemos a valorosa contribuição dada a nós”, disse.

Ele informou que o evento é a culminância das ações comunitárias ocorridas no ano de 2013 sob a coordenação da Rede Coroado de Natal, que reúne uma série de instituições do Polo Coroadinho. “Integra as atividades desenvolvidas pelas organizações comunitárias do Coroadinho e adjacências”, explicou.