Praça Deodoro após a retirada dos ambulantes

Praça Deodoro após a retirada dos ambulantes

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (SEMURH) deu início à revitalização da Praça Deodoro, for sale no centro da capital maranhense. Nesta sexta-feira (27), pills a operação foi iniciada pela organização do comércio informal, por meio da Blitz Urbana. O remanejamento será a primeira etapa para o início da reforma na área.

A ação dá continuidade aos programas Praça Legal e Postura Legal, desenvolvidos pela Prefeitura de São Luís para organizar a disposição de barracas e materiais dos vendedores ambulantes na área.

“Esta operação tem sido desenvolvida desde o início da gestão, e é um disciplinamento permanente. Será feita a reforma da Praça do Pantheon (Deodoro), então nós dialogamos com os representantes dos camelôs, para que fosse feito este remanejamento, afim de liberar o espaço para recuperação”, explicou o Superintendente de Fiscalização de Postura da SEMURH, Márcio Aragão.

O diálogo foi uma das principais ferramentas da Blitz, que alertou os comerciantes sobre a importância do exercício formalizado da atividade. Aproximadamente 100 ambulantes foram cadastrados ao longo da manhã, com intuito de terem situação regularizada. Posteriormente, com a efetivação do projeto Postura Legal, serão padronizadas as bancas dos vendedores. Os acordos entre a Prefeitura e a categoria do comércio informal têm sido feitos por meio da Associação dos Vendedores Ambulantes e Similares de São Luís, e do Sindicato do Comércio dos Vendedores Ambulantes de São Luís.

Na oportunidade, o presidente do Sindicado da classe. Carlos Cunha dos Santos, exaltou a iniciativa do poder executivo municipal em, organizar e recuperar o espaço urbano, ao mesmo tempo em que age levando em conta o modo de subsistência dos vendedores informais. “Que o prefeito cumpra o que prometeu: que dê assistência melhor para os ambulantes, o que realmente já está acontecendo. Que venha a padronização das barracas, que dê segurança”, declarou.

 

Secretário Antonio Araújo

Secretário Antonio Araújo

Barracas – Cada banca terá estrutura desmontável e obedecerá ao tamanho de 1,20m x 0,80m, sendo dispostas nas transversais da Rua Grande, segundo o secretário adjunto de fiscalização da SEMURH, Edilson Silva. A padronização, que está em fase de licitação, foi proposta pelos órgãos representantes do comércio informal.

De acordo com o secretário da pasta, Antônio Araújo, o processo de restauração da Praça do Pantheon inclui reforma do meio-fio, novo calçamento, colocação de bancos e iluminação pública reformada, além de outros serviços de paisagismo. Assim que for feita a organização do local, serão postos tapumes, para imediato início das obras. A meta é remeter ao cenário original do local, caracterizando um espaço familiar e de passeio, propriamente.

A longo prazo, será determinado um espaço definitivo para atividade dos comerciantes informais.