Clique para ampliar

Clique para ampliar

Como parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, sale que tem como tema “Década mundial de ações para a segurança do trânsito – 2011/2020: álcool, medical outras drogas e a segurança no trânsito – efeitos, responsabilidades e escolhas”, o Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) inicia, nesta quinta-feira (26), várias ações educativas.

As atividades ocorrerão, nesta quinta e na sexta-feira (27) nos retornos da Cohab/Anil, RFFSA, São Francisco, UFMA e Africanos x Franceses, em São Luís.

Serão realizadas exposições de carros batidos, cedidos gentilmente pela Porto Seguro/Vip Leilões, e esquetes teatrais de situações ocorridas depois de um acidente de trânsito que serão encenadas por atores do Grupo Independente de Teatro Amador (Grupo Grita).

O objetivo é sensibilizar os condutores de veículos para a o resultado final da combinação perigosa do álcool e da direção. O foco principal ação é a conscientização de jovens entre 18 e 25 anos, considerados o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de acidentes de trânsito.

“Infelizmente, muita gente ainda bebe e dirige. E na maioria das vezes a consequência é a morte. Nós precisamos mudar essa concepção que as pessoas têm de que os acidentes nunca acontecem com elas. É muito importante que a sociedade tenha essa mudança de comportamento”, destaca o diretor geral do Detran-MA, André Campos.