pmdbNa última terça-feira (24), salve o comando do PMDB decidiu proibir os diretórios do partido a autorizarem a saída de filiados da legenda. A decisão tomada tenta evitar uma debandada do quadro às vésperas do fim do prazo da legislação eleitoral para as trocas partidárias.

A resolução do comando do PMDB acaba sendo uma ducha de água fria em alguns peemedebistas maranhenses que queriam trocar de sigla visando às eleições de 2014.

No entanto, vale ressaltar que a resolução atinge diretamente apenas aqueles peemedebistas que possuem mandatos, pois aqueles que não estão exercendo mandato podem sair do partido sem nenhum prejuízo. Já aqueles que após a resolução deixarem o PMDB, irão correr o sério risco de perderem seus mandatos na Justiça Eleitoral.

Sendo assim, no Maranhão apenas os seis deputados estaduais – Ricardo Murad, Arnaldo Melo, Max Barros, Stênio Rezende, Vianey Bringel e Roberto Costa – e os quatro federais – Gastão Vieira, Sétimo Waquim, Pedro Novais e Alberto Filho – teriam dificuldades para trocarem de legendas.

O deputado Afonso Manoel que já deixou a legenda para ingressar no PSD não foi atingido pela resolução e o deputado Fábio Braga, que está na titularidade, mas é suplente, e que tem interesse em deixar o PMDB, também não será alcançado pela resolução.

Mas vale ressaltar que a única exceção para troca de partidos sem o receio de perder o mandato na Justiça Eleitoral, é o caso de novas legendas. O TSE aprovou na noite de ontem a criação de mais dois partidos PROS e Solidariedade, nesses casos os políticos de mandatos poderiam seguir para a nova legenda sem a preocupação de perder o mandato.

Essa hipótese deve acontecer com alguns políticos no Maranhão, mas aí é outra história e uma nova postagem.