escolacoroadinho

Os jovens moradores do Coroadinho ganharam mais acesso à educação de qualidade. A governadora Roseana Sarney, for sale ao lado dos secretários de Estado de Educação, Pedro Fernandes; e de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, inaugurou, na comunidade do Coroadinho, em São Luís, o Centro de Ensino Dorilene Silva Castro, escola da rede estadual de ensino, com capacidade para atender aproximadamente 1,5 mil alunos em três turnos.

“Esse é um dia especial, pois estamos realizando um sonho para essa comunidade de nossa capital. São mais de 70 mil habitantes beneficiados com essa escola que vai garantir melhores condições de vida para as famílias”, ressaltou a governadora Roseana. Ela anunciou que vai implantar na unidade o ensino profissionalizante por meio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima).

“O ensino público precisa ser de qualidade, tomem conta dessa escola como se fossem a casa de vocês. Espero que aqui sejam registrados bons índices no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, destacou. O evento contou com a presença de secretários estaduais José Antônio Heluy (Trabalho e Economia Solidária); de Igualdade Racial (Claudett Ribeiro) e coronel José Ribamar Vieira (chefe do Gabinete Militar); do promotor de Educação Paulo Avelar; do juiz da Vara de Execuções Penais, Fernando Mendes; vereadores; lideranças do Polo Coroadinho, professores e estudantes.

escolacoroadinho1

Segundo o secretário Pedro Fernandes, antes da inauguração da escola foram solucionados os problemas da falta de abastecimento de água e da falta de acesso, que adiaram a entrega da unidade. “Mandamos construir um poço para abastecer a unidade; depois, formalizamos parceria com a Secretaria de Infraestrutura para realizar a pavimentação do acesso”, detalhou.

A unidade vai por fim aos anexos que funcionam no bairro. “Agora, todos terão melhores condições para trabalhar e estudar”, assinalou o secretário de Educação.

Investimento – Para facilitar o acesso dos estudantes à nova escola, o Governo do Estado investiu na pavimentação asfáltica das ruas Boa Vista, da Prata e Travessa Dom Pedro. O trajeto será feito pela Avenida Brasil e Rua Dom Pedro. “Esse trabalho foi realizado para que as pessoas tivessem acesso à escola durante todo o ano”, declarou Luis Fernando Silva.  O investimento nas obras foi de R$ 280 mil, com recursos do Tesouro Estadual.

escolacoroadinho3

A diretora do centro de ensino, Maria Noêmia Silva Galvão, destacou que a unidade vai atender o polo Coroadinho, que conta, em seu entorno, com 32 vilas somando cerca de 70 mil moradores. “Essa escola vai mudar a vida dos jovens carentes, principalmente dos que não têm condições de sair daqui para ir estudar em outros bairros”, ressaltou.

O Centro de ensino dispõe de 12 salas de aula, área de vivência, espaço para laboratório e quadra poliesportiva coberta. “Estamos muito felizes com essa conquista. Um sonho realizado para todas as famílias. Meus filhos vão estudar aqui”, revelou Suely Oliveira, membro do Movimento Acorda Coroadinho. A partir do próximo ano, a escola atenderá aproximadamente 1,5 mil alunos nos três turnos.