handebol

Ao chegarem à final, store os atletas da Escola São Francisco de Assis já poderiam se considerar vencedores. Dos treinos às escuras em São Luís e da quadra de handebol desenhada na rua com giz, medical a garotada maranhense, que já chegou a treinar até com bolas furadas, estava pela segunda vez consecutiva na final do torneio nacional. Quis o destino que estes jovens atletas tivessem a oportunidade de se tornar os melhores do país.

Diferentemente do que aconteceu em 2012, quando a Escola São Francisco de Assis foi prata, na então Olimpíadas Escolares, os meninos pisaram na quadra do Ginásio Maristella dispostos a escrever uma nova história e, desta vez, com um final dourado. Diante de um adversário difícil como o Colégio Agostinho Stefanello (PR), os meninos do Maranhão sofreram durante toda a partida, erraram em alguns momentos e se superaram quando foi preciso para soltar o grito de “é campeão”, preso há um ano na garganta.

O jogo começou bom para o Maranhão, que chegou a abrir 6 a 3 nos primeiros minutos. Tudo caminhava bem, mas a garotada da Escola Francisco de Assis começou a errar ataques sucessivos. E o time paranaense aproveitou para terminar o primeiro tempo em vantagem: 13 a 10.

No intervalo, nada de cobranças pela desvantagem no placar. Houve apenas uma lembrança do técnico Felipe Albuquerque por tudo o que esses garotos passaram para chegarem à final dos Jogos Escolares da Juventude. E a lembrança dos treinos no escuro, em quadra feita com giz na rua e treinos com bolas furadas renovou o ânimo do time maranhense.

O segundo tempo da Escola São Francisco de Assis foi mais intenso. O time maranhense marcava melhor e era muito mais eficiente no ataque. A diferença paranaense caía a cada minuto. Melhor para a Escola São Francisco de Assis que igualou o marcador para logo em seguida passar a frente e não mais perder a medalha de ouro nos Jogos Escolares da Juventude: 21 a 18.

Prata – A medalha de ouro no futsal masculino estava perto de ser conquistada pelo Maranhão na edição 2013 dos Jogos Escolares da Juventude, etapa para jovens de 12 a 14 anos, que terminou neste fim de semana, na cidade de Natal (RN). A equipe maranhense do Colégio O Bom Pastor foi derrotada nos pênaltis pelo Colégio Diogo Feijó (AC) após empate por 2 a 2 no tempo normal. A partida foi realizada no Ginásio Sesi Clube.