semurA Secretaria de Urbanismo e Habitação (Semurh) intensificou, story nesta sexta-feira (13), as ações de organização no comércio informal do centro da cidade. Na oportunidade, uma equipe da Blitz Urbana realizou vistoria na área da Rua Grande e transversais resultando na apreensão de excessos de mercadorias dos ambulantes.

A operação foi deflagrada devido a não adequação de alguns ambulantes ao acordo feito entre a Semurh e instituições representantes dos camelôs — a Associação de Ambulantes e o Sindicato do Comércio de Vendedores Ambulantes de São Luís —, que estão cientes das ações de fiscalização no local.

Segundo informações da Blitz Urbana, a má disposição dos produtos pela calçada é um dos principais fatores que dificultam a mobilidade pelo local, provocando o chamado empachamento do espaço público, como descrito no Código de Postura do Município. Durante a vistoria foram recolhidos produtos (telas nas paredes, isopores, materiais espalhados nas calçadas etc.) que estavam fora dos padrões para exposição no local.

A fiscalização continuará sendo realizada diariamente no local, inclusive aos finais de semana, abrangendo, também, a Avenida Litorânea, com a finalidade de liberar o espaço público para a livre circulação dos pedestres.

PADRONIZAÇÃO – A Prefeitura de São Luís já iniciou ações de disciplinamento do comércio informal, principalmente na região central da cidade. Na área da Rua Grande e transversais, está prevista a implantação de um projeto de padronização das barracas. A ação, que já está em fase de licitação, foi proposta pelo Sindicato dos Vendedores Ambulantes de São Luís e pela Associação de Ambulantes, com os quais será mantida uma parceria. Com a mudança, cada barraca terá as dimensões de 1,20m de comprimento por 0,80m de largura, e contará com estrutura desmontável.

Além da organização das bancas, o objetivo do redimensionamento será também possibilitar a normalidade do fluxo aos transeuntes e o comércio equilibrado entre camelôs e lojistas.