zitonovaUm estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) mostra que, sovaldi dentre 10 municípios maranhenses pesquisados, treatment Codó está em terceiro lugar como cidade que oferece o melhor retorno em benefícios à população dos valores arrecadados por meio dos impostos. Codó ficou avaliado em terceiro lugar, order apenas atrás do município de Caxias (3ª maior cidade do estado) e São José de Ribamar (na Grande São Luís). A capital maranhense aparece na décima posição no ranking.

O levantamento avaliou os municípios com as maiores cargas tributários do estado, relacionando estes dados ao Produto Interno Bruto (PIB) e ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada município. O resultado é expresso no Índice de Retorno de Bem Estar à Sociedade (IRBES).

O estudo do IPTB tem por objetivo mensurar os municípios com os 10 maiores PIB’s – Produto Interno Bruto – PIB e com arrecadação tributária ocorrida conforme dados do Impostômetro (ferramenta utilizada para contabilizar tributos arrecadados pela união estados e municípios), obtendo, assim, as cargas tributárias dos municípios e verificando se os valores arrecadados estariam retornando à população, através de serviços públicos de qualidade.

Para atingir o objetivo do estudo sobre Carga Tributária versus IDH, o IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário – providenciou a criação de um índice que pudesse demonstrar o nível de retorno à população dos valores arrecadados com tributos. Tal índice, denominado IRBES – Índice de Retorno De Bem Estar à Sociedade, é resultado da somatória da carga tributária, percentualmente pela importância deste parâmetro, com o IDH. Ou seja: O IRBES é decorrente da somatória do valor numérico relativo à carga tributária do município, sem ponderação, com o valor do IDH, também, sem ponderação.

Dos 10 municípios do Estado detentores dos maiores PIB’s e as respectivas cargas tributárias, Codó está na terceira posição em proporcionar a melhor aplicação dos tributos arrecadados, retornando esses tributos à sociedade em forma de melhoria da qualidade de vida de seus cidadãos. Dentre os municípios do Leste Maranhense citados, Caxias aparece líder do ranking e Timon em quarto lugar, e junto com a terceira colocação de Codó demonstram a força e o progresso da região. O estudo ainda revela que municípios como São Luís, Açailândia e Balsas, apesar de possuírem os maiores PIB’s, não proporcionam o melhor retorno à sociedade.

Vale ressaltar que o levantamento não mensurou as gestões iniciadas em janeiro deste ano.