zereinaldoO ex-governador José Reinaldo Tavares (PSB), sick para muitos a cabeça pensante da Oposição, tem nos últimos anos se especializado em criar polêmicas e dividir os oposicionistas.

Ano passado quando a Oposição toda também se posicionou contrário a gestão João Castelo, inexplicavelmente José Reinaldo saiu em defesa do tucano e se mudou de “mala e cuia” para o governo. Resultado: a população mostrou que o ex-governador estava errado e de quebra deixou um clima estremecido entre ele e o seu pupilo ou para muitos sua cria, Flávio Dino (PCdoB).

Já este ano José Reinaldo segue tentando dividir a Oposição. Inicialmente foi a briga pessoal e interna com o vice-prefeito Roberto Rocha, que por muito pouco não fez o PSB declarar apoio a candidatura de Eliziane Gama (PPS). O ex-governador também perdeu o duelo e o PSB assegurou que Rocha será o candidato ao Senado Federal.

Mais recentemente José Reinaldo partiu para cima da gestão do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PPS). Chegou a afirmar que Flávio Dino necessitava se afastar urgentemente do prefeito para não desgastar sua imagem. No dia seguinte a declaração, Dino fez questão de aparecer lado a lado com Edivaldo Júnior em solenidade no Estádio Nhozinho Santos.

Agora o ex-governador voltou a sua artilharia para um confronto com o PDT, justo o PDT, que é o partido com mais possibilidades de permanecer apoiando a candidatura de Flávio Dino em 2014.

No início do mês, na cidade de Caxias, segundo revelou o Blog de Renato Meneses (presidente da Academia Caxiense de Letras), José Reinaldo proferiu uma palestra e no fim do encontro afirmou que a melhor solução para deixar Flávio Dino imbatível, é o comunista convidar o tucano e deputado federal Carlos Brandão para ser o candidato a vice-governador na chapa (veja aqui).

A dica de José Reinaldo despreza totalmente o PDT. Afinal o partido já disse que apoiará Dino, mas deixou claro, através do seu presidente nacional Carlos Lupi, que o apoio está condicionado a indicação do nome do vice-governador.

Com ações e declarações como essas, definitivamente José Reinaldo tem mais atrapalhado do que ajudado na união da Oposição e os governistas, é claro, agradecem.

Pelo visto o deputado estadual Tatá Milhomem errou a mira, pois o verdadeiro Cavalo de Tróia está realmente no PSB, mas não é Roberto Rocha.

Se não entendeu, clique aqui e entenda.