ITINERANTENOVO

A governadora Roseana Sarney e o secretário de Estado de Infraestrutura, patient Luís Fernando Silva, cure ao lado do prefeito de Ricardo Miranda, hospital inauguraram, nesta terça-feira (3) trecho de 29,1 Km da MA 119, que liga os municípios de Altamira do Maranhão e Vitorino Freire, investimento de R$ 9,1 milhões. Com a inauguração de mais essa estrada o governo avança no projeto de interligar todos os municípios maranhenses por asfalto até 2014. O ato, que integra as ações da 14ª etapa do Itinerante, foi prestigiado por deputados, prefeitos, ex-prefeitos e vereadores da região.

Depois de entregar a estrada em Altamira inaugurou ainda a obra de prolongamento da ponte sobre o Rio Grajaú com 92 metros de extensão, onde foram investidos recursos no valor de R$ 1,48 milhão. “Estamos entregando a estrada e estou muito feliz em concluir mais uma etapa desse nosso projeto e já está andamento e adiantada a estrada de Brejo de Areia a Altamira. Portanto, até o final do próximo ano nós estaremos com todos os municípios ligados por asfalto”, disse a governadora anunciando ainda que o governo já disponibilizou recursos à prefeitura de Altamira para o asfaltamento de vias urbanas da cidade.

O secretário Luis Fernando destacou que este é um grande projeto do governo com mais uma etapa cumprida e um sonho realizado. “E o trabalho continua, o trabalho não para. Esta estrada é um sonho não só de Altamira e de Vitorino Freire, mas de toda a região e o nosso papel é fazer e conservar as estradas para que o povo possa se sentir cada vez mais feliz de ser maranhense, com melhor qualidade de vida”, disse.  A pavimentação das cidades também é outra determinação da governadora.

O prefeito de Altamira, Ricardo Miranda, destacou a importância da pavimentação da rodovia para o município. “A estrada vai facilitar o escoamento da produção dos pequenos agricultores do município e incentivar o comércio local. Esta é uma conquista não somente do povo de Altamira, mas também de Vitorino Freire e Brejo de Areia, porque é uma reivindicação antiga da população que se concretiza”, disse o prefeito.

O deputado estadual Stênio Rezende disse que onde a governadora anda, é inaugurando obras e fazendo parcerias com as prefeituras. “A governadora está levando progresso e mais qualidade de vida para todas as regiões do estado”, afirmou. Também integraram a comitiva, os deputados Edilásio Júnior, Léo Cunha e Roberto Costa.

Para o motorista Alcides Teixeira, que sempre trafega pela estrada, a obra garante mais segurança e agilidade em seu trabalho. “Por várias vezes fiquei com o carro atolado aqui nesta estrada e agora fico feliz em poder circular por ela toda asfaltada e sinalizada. Só temos a agradecer pela obra”, disse.

Quem também elogiou a iniciativa do governo foi Lucas de Paiva que mora próximo à estrada. “Antes a gente nem conseguia sair na porta com tanta poeira e lama. Agora, podemos nos sentar e ver o movimento da estrada que proporciona uma viagem rápida e segura”, observou.

Ações do Itinerante – No município de Altamira, a governadora também fez a entrega de 350 Declarações de Aptidão ao Pronaf a agricultores e 1,5 tonelada de ração de engorda de peixe a piscicultores.  A meta é distribuir 60 toneladas de ração de engorda para peixes até o final do ano, beneficiando 40 municípios que tradicionalmente produzem pescado.

ITINERANTENOVO1

O Governo Itinerante levou ainda ações nas áreas de saúde, cidadania e agricultura. Na saúde, a população do município foi beneficiada com consultas para diagnóstico e tratamento de glaucoma, mutirão de cirurgia de catarata, bem como ações de vigilância epidemiológica, com vacinação de crianças, adultos e idosos. Foram ofertados também consultas em clínica médica e pediatria, preventivo do câncer ginecológico e atendimento de laboratório de análise clínica, incluindo glicemia, colesterol total e PSA.

A governadora anunciou para os jovens do município a instalação de uma antena da Universidade Virtual do Maranhão (Univima) para a realização de cursos profissionalizantes e cursos etapa pré-vestibular. No caminhão do Viva Cidadão, onde a população pode solicitar documentos, como carteira de identidade, de Trabalho e CPF, foram realizados cerca de 200 atendimentos somente em um dia.

Ainda na área de cidadania foram realizados cursos de multiplicadores ambientais, ação para sensibilização com palestras educativas para comunidade, além de mutirão de limpeza de ambientes naturais, como praças, áreas verdes, rios e lagos e palestras de combate a drogas.