Edivaldo Júnior e Sérgio Frota

Edivaldo Júnior e Sérgio Frota

O Blog tem acompanhado a estéril discussão sobre o tropeço do Sampaio contra o Águia (PA) pelo Campeonato Brasileiro e o “pé frio” de autoridades públicas.

Alguns atribuem o tropeço a presença do prefeito de São Luís, check Edivaldo Holanda Junior (PTC), outros a presença do vice-governador Washington Oliveira (PT) e uns chegaram ao absurdo de culpar placas de publicidades colocadas no Estádio Castelão.

Prefiro destacar o apoio que tem sido dispensado pelo Governo do Maranhão e pela Prefeitura de São Luís ao esporte local.

A postura do prefeito Edivaldo Júnior e do vice-governador Washington Oliveira de acompanharem de perto a participação do representante maranhense no Campeonato Brasileiro tem sido elogiada por quem de fato se importa com o futebol maranhense: seus dirigentes, torcedores e imprensa esportiva.

Além disso, não foi a primeira vez que ambos assistiram partidas do Sampaio no Campeonato Brasileiro e sinceramente não lembro ninguém destacando que um ou outro foi “pé quente” pela vitória do nosso representante na competição. Afinal eles não jogam e ali, se limitam a ser torcedores como qualquer outro no Estádio.

Como disse prefiro ressaltar a iniciativa do prefeito Edivaldo Júnior que não se comportou apenas como torcedor. Aliás, este foi o terceiro jogo do Sampaio no Brasileiro que ele acompanhou no Castelão – antes assistiu aos jogos contra Baraúnas e Santa Cruz, duas vitórias da Bolívia.

Diante da incapacidade da FMF (Federação Maranhense de Futebol), responsável pela contratação de ambulâncias para as partidas oficiais, e em face da ausência da ambulância no estádio para prestar assistência a atletas e torcedores, o que atrasou o início do segundo tempo, o prefeito acionou imediatamente o Samu para disponibilizar ambulância.

Preocupado com o atendimento ao jogador Ceará, do Águia de Marabá, Edivaldo buscou informações sobre a situação do atleta, que foi prontamente atendido no Socorrão I.

Também estavam no estádio os secretários estadual e municipal de Esportes Joaquim Haickel e Raimundo Penha, respectivamente. Ambos têm sido incansáveis na busca por apoio ao futebol maranhense. Empenhados em melhorar nossas praças esportivas. Haickel foi um dos responsáveis pela reinauguração do Castelão.

Penha tem se destacado por buscar melhorias para o Nhozinho Santos, que finalmente ganhará placar eletrônico a partir do próximo domingo (08). Tem recebido o apoio incondicional do prefeito.

O Governo do Maranhão, através da própria governadora Roseana Sarney (PMDB), torcedora assumida do Sampaio e Flamengo, tem viabilizado a retomada do Programa Viva Nota para colaborar com a árdua tarefa do presidente do Sampaio, o vereador Sérgio Frota (PSDB), de manter o time boliviano em ação e competitivo.

Já o prefeito Edivaldo Júnior tem feito todos os esforços para que a Prefeitura possa investir na Taça Cidade de São Luís e para abrir os portões do Nhozinho Santos para a torcida no jogo entre Moto x Itapecuruense, no aniversário da cidade.

Nem preciso dizer da importância social do município retomar o projeto das escolinhas de esporte em mais de 60 bairros de São Luís criando as condições para que crianças e adolescentes possam ascender por meio da prática esportiva e afastarem-se do risco das drogas e da violência.

Isso é o que de fato importa. No mais, é conversa fiada de quem quer “esfriar” o esporte maranhense.

Se antes as autoridades viravam as costas para o nosso futebol e preferiam ficar em casa assistindo jogos de equipes de outros estados pela televisão, eram criticados, agora se dispõem a comparecer no Estádio, são erroneamente chamados de pé-frio.

O Blog não pode jamais coadunar com tal pensamento. Sendo assim, sejam bem-vindo autoridades e de preferência não só para torcer, mas também para ajudar a definitivamente resgatar o futebol maranhense.