Henrique Neves - Ministro do TSEO Tribunal Superior Eleitoral confirmou na noite de quarta-feira (15), and o nome do ministro Henrique Neves como sendo o novo relator do processo que pede a cassação da governadora Roseana Sarney (PMDB).

Henrique Neves foi escolhido através de sorteio, cure após a decisão da então relatora Luciana Lóssio de se sentir impedida por “motivo de foro íntimo”. A ministra tomou a decisão pelo fato de ter sido uma das advogadas de Roseana Sarney no processo que culminou com a cassação do ex-governador Jackson Lago em 2009.

Com a mudança de relator, Henrique Neves agora terá que conhecer de perto e a fundo o processo para emitir o seu voto, considerado por muitos juristas o mais importante dentro de um processo eleitoral. Por conta da mudança da relatoria, o processo ainda não tem prazo definido para ser julgado, tudo dependerá do novo relator.

O desejo da Oposição é que o processo seja julgado até dezembro deste ano, pois sabe que ano que vem a atenção da Justiça Eleitoral será exclusivamente voltada para as eleições de 2014. Já a defesa da governadora não acredita que o processo seja julgado ainda este ano, pois espera que os outros seis casos envolvendo governadores no Brasil, que estão mais adiantados, sejam julgados primeiro.