Secretário João Abreu

Secretário João Abreu

Do G1 – O governo do Estado deve receber, tadalafil terça-feira (2/7), uma pauta de reivindicações elaboradas por interlocutores dos protestos populares realizados em São Luís na última semana. Segundo a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, o horário de realização ainda não foi definido, mas na oportunidade, os movimentos devem indicar representantes para um encontro a ser realizado com a governadora Roseana Sarney.

A pauta de reivindicações começou a ser elaborada na última sexta-feira (28), após reuniões entre o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu, e representantes dos movimentos de protesto. Os encontros se deram em dois momentos: pela manhã, com quatro lideranças, e à tarde, com mais três.

“O governo sempre esteve aberto a dialogar. Eles aceitaram o convite para a conversa, mas trouxeram pautas diversas. Sugerimos que fizessem uma só e definissem as prioridades. Nosso objetivo e que se atendam todas as solicitações”, afirmou João Abreu.

Entre as pautas apresentadas, estão iniciativas nas áreas de mobilidade urbana, educação e transporte. Os representantes ficaram de conversar entre si para definir as reivindicações a serem encaminhadas ao governo.

Aos manifestantes, o secretário reafirmou que o governo do Estado desenvolverá trabalho de cooperação com a Prefeitura de São Luís na área de mobilidade urbana. Entre as ações em discussão a instalação dos trilhos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na extensão das avenidas que estão sendo construídas pelo governo estadual na capital.

O chefe da Casa Civil destacou, ainda, que o governo do Maranhão também vai investir na construção de um novo viaduto em São Luís. Além disso, já trabalha na construção do segundo trecho da Via Expressa (o primeiro trecho, do Jaracati ao Cohafuma, foi entregue no ano passado) e na Avenida IV Centenário, que beneficiará moradores de bairros como Alemanha, Liberdade, Camboa e Monte Castelo, ligando a Avenida dos Franceses à Avenida Beira-Mar.

Além disso, com o intuito de continuar o trabalho para construir um país melhor, o governo do Estado encaminhou à União, na segunda-feira (24), pleitos em diversas áreas de investimento, incluindo PAC 2, voltado à mobilidade urbana, Saúde, Educação e Segurança. As demandas do Maranhão foram entregues pela governadora Roseana à presidenta Dilma Rousseff, em reunião realizada no Palácio do Planalto.

Destacam-se ações como o financiamento de estudos, projetos e execução de obras de implantação de 30 Km de linha de transporte coletivo de massa a ser operada com Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) com valor estimado de R$ 3,6 bilhões.

Leia ainda: “Governos definem interlocutores para debater parceria sobre mobilidade