Deputado Max Barros

Deputado Max Barros

De O Estado – A classe política maranhense avaliou como positiva a possibilidade de consolidação de uma parceria institucional entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís. Na quarta-feira, remedy a governadora Roseana Sarney (PMDB) e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) acordaram em formalizar um pacto para a melhoria das condições de mobilidade urbana da cidade. A intenção é promover obras de infraestrutura – corredores urbanos e ampliação do sistema de transporte público – até 2014. Duas das principais propostas apresentadas pela governadora são garantir a construção de mais um viaduto em São Luís e dar à Avenida dos Portugueses (BR-135) as condições para que o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), drugs adquirido pelo ex-prefeito João Castelo (PSDB), store seja implantado naquela via.

Edivaldo respondeu positivamente e uma agenda com grupos de trabalho técnicos será elaborada. Além de parlamentares da Assembleia Legislativa, da base aliada e da oposição ao governo Roseana Sarney, membros da Câmara Municipal de São Luís e do Congresso Nacional falaram sobre o tema.

Para o vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Barros (PMDB), a parceria entre Roseana e Edivaldo proporcionará melhor qualidade de vida à população. Ele disse ser fundamental um entendimento institucional entre Estado e Município. “Tanto para São Luís, quanto para o Maranhão, é importante que haja sempre essa interlocução. Os recursos do Governo junto aos da Prefeitura têm capacidade de formalizar muita coisa, diferentemente de quando é elaborado de forma isolada. Acredito que, independentemente de qualquer posicionamento político, esse entendimento é fundamental”, disse.

 

Líder do Governo na AL: César Pires

Líder do Governo na AL: César Pires

Maturidade – O líder do governo no Legislativo Estadual, deputado César Pires (DEM), afirmou que a aproximação dos gestores mostra a preocupação de Roseana Sarney e de Edivaldo Júnior com a população de São Luís. “É mais um gesto de maturidade de quem vê os interesses da sociedade acima dos interesses partidários. Edivaldo mostra, com toda a sua juventude, que consegue o desenvolvimento do município, mesmo que seja com os seus opositores. É um gesto de grandeza”, avaliou.

“Há um sentimento na sociedade de cobrar, não de partidos políticos ou de pessoas, mas de reivindicar serviços de qualidade. E para você poder atender essas reivindicações tem de haver superação. Inclusive a superação de picuinhas políticas. É preciso haver maturidade política”, completou Pires.

O deputado federal Chiquinho Escórcio (PMDB) também aprovou o pacto pela mobilidade que deve ser formalizado entre o Governo e o Município de São Luís. Ele disse que as divergências partidárias devem ser deixadas de lado neste momento. “É válida esta aproximação. Não estamos em campanha política, estamos fazendo aliança institucional. E nesse processo de parceria institucional quem ganha é o povo do Maranhão, em especial de São Luís. O momento das divergências políticas deve ser somente no período eleitoral”, enfatizou.

Oposição – O líder da oposição na Assembleia Legislativa, deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB), também concorda com a parceria institucional. “Só quem ganha com esse gesto de maturidade política é a população de São Luís”, disse.

O deputado federal Weverton Rocha afirmou que torce para que a parceria dê certo e resulte em obras em São Luís. “A parceria será muito importante para a cidade, principalmente neste momento em que as vozes da sociedade clamam por políticas públicas e melhorias nas ações concretas da administração. Se realmente o Estado ajudar, será muito importante. Até porque não estamos em ano eleitoral, a gestão tem de acontecer e quem precisa de fato é a população, que está totalmente fora de disputa política. É um passo importante”, disse.

 

Vereador Honorato Fernandes (PT)

Vereador Honorato Fernandes (PT)

Vereadores mostram apoio ao diálogo institucional

A possibilidade de consolidação de uma parceria institucional entre Governo e Prefeitura também despertou o interesse da Câmara Municipal de São Luís. Parlamentares que apoiam ou que fazem oposição a Edivaldo Holanda Júnior (PTC) compreenderam que essa é uma oportunidade de melhorar a mobilidade urbana da capital maranhense. Os vereadores querem acompanhar e fiscalizar o pacto sinalizado entre os entes federativos.

De acordo com Honorato Fernandes (PT), líder do governo no Legislativo, as possibilidades de diálogo entre Governo e Prefeitura não podem ser esquecidas. Ele acredita que o momento é ideal para o amadurecimento de projetos. “A parceria pode significar muito para a nossa cidade. Muitos problemas poderão ser solucionados de forma mais rápida”, disse.

Rose Sales (PCdoB), que também integra a base de Edivaldo, destacou a disposição dos gestores em discutir melhorias para a cidade. “É uma largada muito positiva e que pode ser seguida em áreas como saúde, educação e infraestrutura”, afirmou.

Pedro Lucas Fernandes (PTB), que preside a CPI do Bom Peixe na Casa, também destacou a importância do pacto pela mobilidade. “O Município por si só não tem um orçamento que permita fazer grandes obras. A parceria vai viabilizar a construção de avenidas, viadutos e outras obras necessárias para desafogar o trânsito de nossa cidade. É importante e muito positiva essa iniciativa”, disse. “Eu acredito nas parcerias feitas a quatro mãos, neste sentido é imprescindível que o Governo do Estado faça parceria com as prefeituras do Maranhão e de modo em especial com a Prefeitura de São Luís. Darei a minha contribuição para que essa parceria se estenda às demais áreas de nossa cidade”, completou Ivaldo Rodrigues (PDT).

Mais

Além de propor a construção de um elevado e a estruturação da Avenida dos Portugueses para que haja a instalação do VLT, a governadora Roseana Sarney também propôs a Edivaldo Holanda Júnior a instalação de uma segunda linha do VLT ao longo da Via Expressa, que deve ser concluída em dezembro deste ano. A sugestão foi recebida pelo prefeito como uma “boa oportunidade e que deve ser objeto de reuniões entre as equipes técnicas do Governo e da Prefeitura”.