Vereador Pedro Lucas

Vereador Pedro Lucas

De O Estado do Maranhão

Os documentos do contrato do programa Bom Peixe da administração de João Castelo (PSDB) enviados pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento (Semapa), ambulance Marcelo Coelho, apontam desvio milionário, segundo informou o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Bom Peixe, Pedro Lucas Fernandes (PTB). Na próxima semana, a comissão iniciará as oitivas sobre o caso.

A Corregedoria Municipal mostrou que existiam vícios e irregularidades no Programa Bom Peixe e, em abril, a informação foi divulgada pelo atual titular da Semapa para justificar a paralisação da venda de pescado mais barato conforme objetivo do programa.

As declarações levaram a abertura de uma CPI na Câmara Municipal. A primeira definição foi a disponibilização em 10 dias dos documentos do contrato do programa. O prazo não foi cumprido sendo estendido por mais oito dias a pedido de Marcelo Coelho. Na última quarta-feira, o secretário disponibilizou toda documentação.

A primeira análise dos documentos, segundo presidente da CPI, Pedro Lucas, foi possível observar nas notas fiscais desvios milionários.

“No momento, já temos uma farta documentação em notas fiscais que apontam um desvio milionário de recursos, mas que no momento certo a CPI vai divulgar”, declarou Pedro Lucas.

Depoimentos – Ainda segundo o presidente da CPI, na próxima semana começarão as oitivas. Os membros da comissão já dispõem de alguns documentos que estão sendo analisados para definir quem serão os primeiros nomes a fazer parte das oitivas.

“Estão sendo analisadas notas fiscais do contrato entre a Prefeitura e a empresa Pacific e nesta semana que vem já deveremos ter os primeiros depoimentos”, destacou.

A preocupação no momento é com a demora no início dos trabalhos de apuração dos fatos, pois a CPI já foi instalada há mais de duas semanas e até o momento ainda não emplacou nenhum depoimento. Pedro Lucas garante que a cautela se deu em decorrência do prazo que foi dado ao secretário Marcelo Coelho para obter a documentação.

O relator da CPI, vereador Francisco Carvalho (PSL), acredita que na próxima semana os trabalhos serão intensificado, com a possibilidade de acontecerem os primeiros depoimentos. “A partir daí, iremos trabalhar com os fatos que forem sendo apresentados”, disse. A CPI tem um prazo de 60 dias para apresentar um relatório conclusivo, com possibilidade de prorrogação por mais 60 dias, caso seja necessário.