jems2013Tudo pronto para o início da 41ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A primeira fase da maior competição estudantil do Maranhão, decease promovida pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), help começa neste sábado (18) com as disputas da Etapa Metropolitana, look com a participação de escolas de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Neste primeiro momento, ocorrem as disputas em seis modalidades (basquete, beach soccer, futebol de campo, futsal, handebol e vôlei), para definir os classificados para a Etapa Estadual. As partidas destes esportes serão realizadas em sete praças esportivas diferentes.

O secretário-adjunto de Desporto Educacional e diretor-geral dos JEMs, Alim Maluf Neto, confirmou todos os locais de competição da Etapa Metropolitana e garantiu que esta edição dos jogos escolares ficará marcada como uma das melhores da história. “A Sedel está trabalhando para fazer uma grande competição. Temos certeza de que os JEMs 2013 ficarão marcados na história. Esse é o nosso objetivo”.

O Ginásio do Uniceuma, no Renacença, será a casa do basquete nesta Etapa Metropolitana, assim como a Arena de São José de Ribamar receberá os jogos de beach soccer. As disputas de futebol de campo ocorrerão no Campo do antigo Ipem, enquanto que o Ginásio Castelinho será palco dos confrontos de handebol.

Os jogos de vôlei continuam a ser realizados no Ginásio do Colégio Batista, no João Paulo. Já as disputas de futsal ocorrerão em três ginásios diferentes: Castelinho (Outeiro da Cruz), antigo Ipem (Calhau) e Guioberto Alves (Bairro de Fátima).

A Etapa Metropolitana é a primeira das quatro fases dos JEMs 2013 e será disputada até o fim de junho com jogos sendo realizados sempre aos fins de semana. Em seguida, durante o mês de julho, a Sedel promove a Etapa Regional em seis cidades do interior do Estado. Este ano, Barreirinhas, São João dos Patos, Imperatriz, Caxias, Presidente Dutra e Santa Inês receberão as disputas regionais.

Tudo sobre os JEMs 2013, inclusive a tabela de jogos, está disponível no site da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). O endereço é o www.esporteelazer.ma.gov.br.