cpiagiotagemComo de costume, medical alguns tentam transformar a CPI da Agiotagem em uma disputa política partidária. No entanto, try é visível que as decisões tomadas não são de grupos políticos, patient mas sim pessoal de cada um dos 42 deputados estaduais.

Até o momento 11 deputados já assinaram favoravelmente a criação da CPI. Entre os parlamentares existem oposicionistas e governistas, como da mesma forma existem deputados dos dois lados que não assinaram e não são favoráveis a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito.

Os parlamentares Manoel Ribeiro, Antônio Pereira, Raimundo Louro são exemplos de deputados governistas, como da mesma forma, Bira do Pindaré, Rubens Junior, Eliziane Gama são exemplos de oposicionistas.

Além disso, como faltam somente três assinaturas para a criação e instalação da CPI, tanto a Oposição quanto o Governo podem viabilizar rapidamente essas assinaturas e oficializarem a Comissão. Na Oposição, por exemplo, os deputados Marcelo Tavares, Othelino Neto, Carlinhos Amorim e Valéria Macedo não assinaram a CPI e se três deles assinassem a Comissão estava criada e o raciocínio é o mesmo para o Governo, que detém a maioria na Casa.

Sendo assim, a criação ou não da CPI não é uma decisão política partidária, mas sim uma decisão pessoal de cada um dos 42 deputados, que possuem o livre arbítrio para decidir se assinam ou não.