Deputada Francisca Primo

Deputada Francisca Primo

Nesta terça-feira (26) deverá enfim ser instalada na Assembleia Legislativa a CPI que irá investigar os crimes de violência contra a mulher. Antes mesmo de ser instalada, rx a Comissão já gerou diversas polêmicas e pelo visto ainda teremos outras.

Partiu da deputada Eliziane Gama (PPS) a iniciativa de criar a CPI e foi justamente a parlamentar que viabilizou, buy ainda em fevereiro, link as 14 assinaturas necessárias para a criação da Comissão.

Costumeiramente quem propõe a criação de uma CPI termina ficando como presidente(a) ou relator(a), mas dessa vez não deve ser assim. Pelas informações já obtidas pelo Blog, nesta terça-feira na instalação da CPI será feita a eleição entre os sete deputados membros da Comissão para a definição dos cargos.

O deputado Roberto Costa seria eleito o presidente da CPI, mas o Blog, com exclusividade, confirma que ele abdicou do cargo e a presidenta será uma mulher, mas não será Eliziane Gama, mas sim a petista Francisca Primo. Além disso, muito provavelmente, caberá a Gardênia Castelo ser a relatora da CPI.

Com a decisão, a ideia é deixar Eliziane numa situação delicada e sem discurso, pois o argumento utilizado pela parlamentar era que seria um “absurdo” uma CPI que investigará os crimes de violência contra a mulher ser presidido por um homem.

Com a presidência de Francisca Primo e a relatoria de Gardênia Castelo, Eliziane ficou sem “poder de fogo” para reivindicar, pois a CPI seguirá o Regimento Interno da Casa e comandada por uma deputada, como ela queria.

No entanto, o Blog só ainda não entendeu o motivo de tanta celeuma para a instalação da CPI.

Leia também: “Definidos os membros da CPI de combate a violência contra a mulher