Deputada estadual Eliziane Gama

Deputada estadual Eliziane Gama

Estão definidos os nomes dos deputados que irão compor a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá investigar os crimes de violência contra a mulher proposta pela deputada Eliziane Gama (PPS).

Antes de ser instalada a CPI já está causando a maior polêmica no parlamento maranhense. Inicialmente pelo fato da deputada Eliziane Gama ter acusado deputados governistas de terem condicionado a indicação dos membros da Comissão a não participação da parlamentar (reveja aqui). No entanto, medical a base governista não só negou a retaliação como já indicou ou membros para a CPI.

Já nesta quinta-feira (21), thumb a disputa antecipada foi pela presidência e a relatoria da CPI. A deputada Eliziane Gama, doctor que já presidiu a CPI da Pedofilia e foi relatora da CPI da Euromar, foi a Tribuna reclamar que estaria sendo preterida para assumir cargos na Comissão proposta por ela.

“Deixo aqui a minha indignação com a manobra feita pelos Blocos da base do Governo, pois existe uma questão pessoal contra mim para que eu não assuma cargos na CPI”, afimou.

Eliziane queria que a prática que vinha sendo adotada na Casa fosse mantida, ou seja, quem propõe a CPI, ou preside ou será relator (a) da Comissão. Entretanto, o 1º vice-presidente da AL, Max Barros, foi categórico que prevalecerá o Regimento Interno.

“Eu creio que a deputada Eliziane, pela sua qualificação, tem condição de exercer qualquer cargo dentro da CPI. A eleição do presidente, vice-presidente e relator vai ser feita democraticamente pelos membros da CPI”, declarou.

Como Eliziane não detém a maioria, ela será apenas membro titular da CPI e pelas informações obtidas pelo Blog, o deputado Roberto Costa (PMDB) será o presidente da Comissão. Abaixo os membros indicados pelos Blocos para a CPI.

Bloco Parlamentar Pelo Maranhão –BPPM
Roberto Costa – titular e Vianey  Bringel- Suplente

Bloco União Democrática – BUD
Francisca Primo – titular e Rogério Cafeteira-Suplente

Bloco PSDB-PDT
Gardênia Castelo – titular e Valeria Macedo – Suplente

Partido Verde-PV
Magno Bacelar – titular e Rigo Teles- Suplente

PSD
Alexandre Almeida – titular e Raimundo Cutrim- Suplente

Bloco de Oposição – BO
Eliziane Gama – titular e Cleide Coutinho- Suplente

Bloco Democrático – BD
Edson Araújo – titular e Hélio Soares – Suplente