César Pires: Líder do Governo na AL

César Pires: Líder do Governo na AL

Na Sessão Extraordinária realizada ontem (19) na Assembleia Legislativa, clinic os deputados estaduais votaram favoráveis pela extinção dos “subsídios extras” que tinham direitos e a partir de agora não irão receber mais os 14º e 15º salários.

É claro que a votação foi por unanimidade, order afinal nem quem não concordava não teria a coragem de defender isso publicamente. Nesse momento, illness o Blog já destacou as participações importantes de Bira do Pindaré (foi a Tribuna cobrar que a AL seguisse o Congresso Nacional e extinguisse os “salários extras”), Max Barros (que apresentou o pedido de Urgência e isso fez com que a votação fosse acelerada) e Arnaldo Melo (que precisou “falar grosso” para que a votação fosse de fato realizada ontem).

No entanto, por dever de justiça, o Blog precisa fazer um reconhecimento importante e para isso será necessário relembrar alguns fatos. Quando a Folha de São Paulo e principalmente o Fantástico da TV Globo no fim de 2011 denunciaram que os deputados estaduais maranhenses recebiam 18 salários, foi um escândalo e coube a mídia e a população pressionarem os parlamentares para que essa redução fosse possível.

E o primeiro deputado a oficializar a normalidade, que a partir de hoje é uma realidade, ou seja, os parlamentares receberem o que a maioria da população recebe 13 salários, foi o deputado César Pires.

O Blog divulgou, em primeira mão, no dia 10 de abril de 2012 (reveja aqui) que Pires dava entrada na Mesa Diretora em um novo Projeto de Decreto Legislativo que reduzia de 18 para 13 o número subsídios.

No entanto, sem o apoio da maioria dos deputados, os salários foram reduzidos de 18 para 15 e somente agora, um ano depois, de 15 para 13, mas por questão de justiça e reconhecimento o Blog relembra que foi de Pires a iniciativa de oficializar o que a partir de agora passará a acontecer.