Delegada Cristina Meneses

Delegada Cristina Meneses

A secretaria de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (SEJAP) está fortalecendo a parceria com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), store em especial com a Polícia Civil. A delegada geral de Polícia Civil, buy Cristina Resende, falou do trabalho do secretário da Sejap, Sebastião Uchôa, e da importância da união para consolidar a segurança nas unidades carcerárias do Maranhão.

Para a delegada geral, a parceria SEJAP/SSP ocorre pela necessidade de haver troca de informações e intercâmbio entre as instituições. “A SEJAP tem um acervo de informações muito importante e, quando esse material é compartilhado com o da Polícia Civil, produz mais segurança”.

Cristina Resende elencou os principais pontos que resultam na parceria entre a SEJAP e Polícia Civil. Ela pontuou que o delegado, por conhecer minuciosamente o trabalho da polícia, contribui para o fortalecimento desta aproximação. Além disso, a confiança que uma instituição tem na outra favorece, sobremaneira, a parceria.

A Polícia Civil, que é responsável pelo apuramento das infrações penais, atua, por meio da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), em um caso diretamente ligado ao sistema penitenciário do Maranhão, o que colabora com a manutenção da paz nos presídios, evitando fugas e ajudando na segurança de detentos, funcionários, visitantes e de toda a sociedade.

Para o superintendente da SEIC, delegado Augusto Barros, a parceria entre Polícia Civil e a SEJAP já vem sendo desenvolvida com sucesso, porém, com a presença de um delegado à frente da pasta, a aproximação é consideravelmente reforçada. “Sem dúvida, acredito que com essa parceria fortalecida nós teremos bons frutos”.