Uma das maiores dificuldades enfrentadas por moradores da área Itaqui-Bacanga refere-se ao transporte público. Com uma população de cerca de 300 mil habitantes e 58 bairros, cheap a demanda de uma das áreas mais populosas de São Luís não consegue ser suprida pela única empresa que opera na região. Diante destes problemas, help a Prefeitura de São Luís disponibilizará, a partir deste domingo (17), três novas linhas de transporte coletivo.
Por mais de três décadas, moradores e lideranças comunitárias do Itaqui-Bacanga reivindicavam a inclusão de novas empresas de transporte coletivo para atender a comunidade. Afirmam que a empresa atua há quase 40 anos na região, com pouco mais de 20 linhas de ônibus, o que corresponde a uma frota de pouco mais de 100 coletivos para transportar um contingente muito grande de passageiros.
O líder comunitário Sebastião Santos, 45 anos, membro do movimento de articulação comunitária da área Itaqui-Bacanga e um dos maiores entusiastas da causa da quebra da exploração única dos serviços pela empresa na região, recebeu com alegria o início da concretização de uma de suas maiores lutas. “Faz 20 anos que nós lutamos por isso, o atual prefeito se comprometeu na campanha e agora já começa a fazer. É um benefício muito bem-vindo e que tem nosso total apoio”, disse.
Quem também se sentiu contemplado foi o presidente do Conselho de Segurança do Anjo da Guarda, Odejario Diniz. Segundo ele, é algo que a população almeja há bastante tempo. “A comunidade ver com bons olhos a iniciativa, pois já ameniza um dos maiores sofrimentos que é quanto à oferta de transporte público com eficiência”.
O presidente dos Conselhos das Entidades do Pólo Vila Nova, Valmir Costa, disse torcer pelo êxito das medidas adotadas pela gestão municipal. “Elogiamos o que vem sendo feito, entretanto vamos aguardar dois meses na intenção de avaliarmos melhor os impactos gerados. No mais, fica nosso reconhecimento aos esforços que estão sendo imprimidos pelo prefeito e sua equipe”, assinalou. Do mesmo sentimento compartilhou o morador da Vila Embratel, Paêta. “Não queremos a saída da Taguatur, mas apenas que sejam acrescentadas novas linhas no sentido de facilitar a vida de quem necessita de ônibus”, frisou.
SERVIÇOS
O aumento das linhas de ônibus permitirá que 85 mil usuários passem a ser atendidos nestas localidades. As medidas adotadas pela gestão municipal, como forma de aperfeiçoar a qualidade na oferta dos serviços prestados aos usuários e dirimir as insuficiências existentes, integra um dos compromissos do prefeito Edivaldo Holanda Júnior durante a campanha eleitoral.
Tais avanços se darão com o aumento do número de viagens por dia útil, ampliação da frota de veículos e viagens de parte das linhas da capital.
A secretária de Trânsito e Transportes, Myriam Aguiar, disse que as ações otimizam duas variáveis importantes – oferta de ônibus e destinos distintos. “As mudanças vão permitir uma significativa redução da superlotação, diversificação nas opções de viagens e mais conforto para os usuários do transporte coletivo”, enfatizou.
ITAQUI-BACANGA
Na área Itaqui-Bacanga, serão três novos serviços. Vila Nova/Calhau, como junção de parte da frota da linha Vila Nova com a linha Calhau Shopping, com 10 veículos fazendo 90 viagens e possibilitando o deslocamento direto dos usuários (sem que tenham descer no Terminal da Praia Grande) da Vila Nova com destino a região do São Francisco, Renascença e Ponta da Areia. As empresas que irão atuar nesta rota são a São Benedito junto com a Taguatur.
Outra linha criada se dará da fusão Vila Alto Esperança/Alto Angelin, com 6 veículos realizando 42 viagens possibilitando o itinerário: saída do Tamancão, passando pela Praia Grande e depois em direção às avenida Getúlio Vargas, Franceses, Terminal da Cohama e em seguida até o Alto do Angelim. A Viação Primor e a Taguatur serão as responsáveis por prestarem estes serviços.
A última linha instituída será a do percurso Avenida dos Portugueses/Deodoro, que irá operar nove veículos, fazendo 153 viagens nos dias úteis, com uma tarifa de R$ 1,60, para melhor atendimento dos usuários no corredor da Avenida dos Portugueses. A saída será do Viva do Anjo da Guarda. A operação ficará a cargo da Maranhense e Viação Primor.
As mudanças no sistema de transporte coletivo contemplarão ainda as baicias do Cohab/Cohatrac, São Cristóvão, Distrito Industrial e Cohama/Vinhas.
COHAB/COHATRAC
Para os usuários da região Cohab/Cohatrac, haverá a criação de novo serviço, a linha Parque das Palmeiras/Terminal Cohab, para garantir melhor atendimento das comunidades do Parque das Palmeiras, Alto Turu, Parque Jair, Parque Vitória e adjacências.
A linha Distrito Industrial/Ipase/Deodoro terá seu itinerário alterado para benefício de três mil moradores. O ponto final da linha será deslocado para o “Conjunto da Ribeira”, onde há o “Residencial Ribeira”.
SÃO CRISTÓVÃO
Na Bacia do São Cristóvão duas medidas foram elaboradas. Há o anúncio da ampliação do número de viagens por dia útil para quatro linhas que atendem a região: São Bernardo/ João de Deus – de 54 para 67 viagens; Socorrão 2/Rodoviária: 106 para 116 viagens; Uema / Ipase: de 157 para 180 viagens e; Janaína/Riod :de 104 para 113 viagens.
Ainda para beneficiar a população do São Cristóvão, o aumento da frota e números de viagens da linha Mato Grosso Tajipuru/Terminal, que passa de dois para três veículos, saindo de 16 para 24 viagens nos dias úteis. Para a linha Recanto Verde/Terminal haverá o aumento de um para dois veículos, passando a oferecer 33 viagens, antes era realizadas apenas 22.
COHAMA/VINHAIS
Para a Bacia Cohama Vinhais está prevista a integração de mais uma linha do Terminal Cohab/Cohatrac, Pedra Caída/Terminal Cohama, com melhoria no atendimento dos usuários da região da Cohama, Angelim, Bequimão, Pedra Caída e Anil; alteração do itinerário da linha Chácara Brasil Terminal Cohama/ Aririzal e aumento do número de viagens da linha Aririzal / Terminal Cohama: de 37 para 47 viagens, ficando com dois veículos em tempo integral, e aos sábados foi colocado um carro de movimento.
Outra linha que tem que se proriza, é o transporte da Zona Rural, feita pelos ônibus BR que passa pelos Terminais muito pouco para a demanda, pela manhã é um sufoco dos piores, Os Ônibus são todos velhos, daqueles antigão, fora de moda mesmo. Repito os Ônibus BRs que passa pelos Terminais, são muito poucos, pouquissimo!. Providências já.
arranjos paliativo! somente troca de entre os mesmos empresários que financiaram holandinha! é preciso uma licitação ampla e transparente isso eles não fazem!!!
Caro Jorge Aragão,
O Transporte Remunerado Urbano de Passageiros é monopolio do poder publico municipal. Somente o executivo pode delegar a operação desse transporte. Portanto não se pode falar em quebra de monopolio, haja vista que o poder publico municipal não pode facultar o serviço a terceiros sem obedecer as regras constitucionais que disciplinam a delegação, quer seja atraves da autorização, da premissão e da Concessão . Somente a última modalidade é realizada via licitação. O Ministerio Público, hoje em dia, condena abertamente a delegação de serviços de transporte via autorização à titulo precário, que é uma forma enviesada e legaloide que o poder público encontra para exercer sua discricionariedade ao conceder a operação de linhas ou serviços para detrminadas empresas.
O que aconteceu na verdade foi uma ampliação, via Autorização Precária, das linhas que atendem o Itaqui/Bacanga, atraves de ato discricionario do poder público, longe portanto de se configurar como quebra de monopolio que só pode ser feito atraves de Projeto de Emenda Constitucional -PEC .
Atenciosamente
Francisco Peres Soares
Ex- Secretario Adjunto de Transporte do Estado
Conselheiro do CETRAN-MA
Membro da JARI/18 SPRF
Meu caro Jorge! Muito importante essa intervenção.Agora,existem outros MONOPÓLIOS
que precisariam ser quebrados,por exemplo,na COMUNICAÇÃO e sem falar na PIOR de
todas,o MONOPÓLIO(OLIGARQUIA),política,tá?Quem sabe,em 2014.
Monopólio de comunicação rsrsrs. Quanta bobagem Saraiva…
e o aprque vitoria, parque jair que isso aqui é uma verdadeira loucura ninguem consegue pegar ônibus aqui os motoristas mudam o intinerario não tem fiscalização passamos duas horas para pegar um carro aqui é um absurdo isto sem falar que só temos da onibus até as 23 horas depois so 3 h da manha quando o olho d água entra no bairro.
A S COISAS ESTÃO COMEÇANDO A TRILHAR NUMA LINHA DE COMPROMISSO COM O POVO PELO EXUCUTIVO MUNICIPAL
Meu caro Jorge!Você quer dizer que NÃO pertencem ao GRUPO SARNEY e seus ALIADOS,
talvez,mais de 95% das COMUNICAÇÕES,no MA,isso NÃO é MONOPÓLIO?
Para vc e para algumas pessoas todo o Maranhão pertence ao Sarney, mas esse tipo de discussão não entro, pq é em vão e mentirosa. Vou te dar um único exemplo, veja quantas emissoras de rádio AM existem em São Luís e apenas uma pertence a família Sarney, isso é que vc chama de monopólio?
OK ! ATENDER A REIVIDICAÇÃO DE UM BARRIO ATE AI TUDO BEM,DESDE Q NÃO PREJUDIQUE OUTRO ,FOI Q FOI FEITO COM OS MORADORES DO ALTO DA ANGELIM, FAVORECEU UM TIRANDO DE NOS Q JÁ TINHAMOS Q VEIVIDICAMOS ATRAVES DE REUNIÃO E ABAIXO ASSINADO PARA TER A LINHA ALTO DO ALGELIM COM O TERMINAL NA NOSSA AREA, ANTES USAVAMOS O SO O ANGELIM Q FAZ LINHA IPASE,ANTES DEVERIA TER VISTO Q ESTA LINHA E INTINERARIO JÁ TINHA SIDO UMA REIVDIAÇÃO DOS MORADORES E JÁ ESTAVAMOS NOS MOBILIZANDO SIM MAIS PARA NO HORARIO DE PIC, OU SEJA 06:00,06:30,07:00,07:30 E 08:00 ,HORAS DA MAIOR DEMANDA FOSSE DISPONIBILZADO MAIS 01 OU 02 ONIBUS Q DEVIDOS AOS CONSTANTES ENGARRAFAMENTO NA AVENIDA JERONIMO DE ALBUQUERQUE ATE COHAFUMA ESTAVA OCORRENDO ATRAZOS ,MAIS PARA NOSSA SUPERSA E DESAGRADO FOI FEITO ESTA MUDANÇA QUE SO NOS PREJUDICOU, NÃO SATISFEITO FOI DESVIADO O TRAJETO SENTINDO SÃO FRANCISCO TODOS INDO SENTIDO IPASE . DEIXANDO MAIOR PARTE NA INTEGRAÇÃO COHAMA AONDE COM ISSO ESTA NOS CAUSANDO GRANDES TRANSTORNO POIS SE NÃO SABEM OS ONIBUS Q LA SE PODE USUFUIR AS LINHAS Q VEM SENTINDO BARRIO CENTRO JÁ DE BARRIOS POPULOSO COMO SANTA ROSA , COHAMA , BEQUIMÃO E VINHAIS SENDO Q ESTES JÁ TEM LINHAS Q FAZ OS DOIS INTINERARIOS SÃO FRANCISO E IPASE , OU SEJA LINHA IPASE JÁ TEM MUITAS OPÇOES PARA MORADORES DO ANGELIM USAREM CASO VENHA PEGAR OS MESMO NA AVENIDA PRINCIPAL SENDO QUE O QUE FAZ LINHA SÃO FRANSCISCO DEVIDO A GRANDE QUANTIDADE DE MORADORES Q TRABALHAMA NA CONSTRUÇÃO CIVEL TENDO COMO LOCAL MAIS CENTRALIZADO NAS AREAS RENASCENÇA FAZ COM Q ONIBUS Q PASSAM PELA GERONIMO DE ALBUQUERQUE /ANGELIM PASSAM LOTADOS E NEM SE QUER PARAM NOS PONTOS DE ONIBUS DEVIDOR JÁ ESTAREM TODOS LOTADOS . AGORA ME DIGA QUE MAIS SAIU PERDENDO COM ESSA MUDANÇA FORAM NOS MORADORES DO ALTO DO ALGELIM E NADA TEM A VER COM BARRIO TAMANCÃO AREAS TOTALMENTE CONTRARIOS AOS TRAJETOS DESSAS LINHAS . SO QUEREMOS DE VOLTA Q ERA NOSSO E RESOLVA OS PROBLEMAS DOS BARRIOS SEM PREJUDICAR E TOMAR DOS OUTROS Q JÁ TINHA SEU PROBLEMAS MAIS TAVAMOS AINDA CONSEGUINDO VIVER COM ELES PIOR FICOU AGORA COM ESSA ATITUDES IMPESSADA , VAMOS LUTAR , USANDO ABAIXOS ASSINADOS , A MIDIA E DENUNCIAS POR ESTE ATO , GRANDE PARTE DOS MORADORES Q USAVAM ESTA LINHA SÃO JUSTAMENTE OS Q MAIS NESCESSITAM SO TRAJETO SÃO FRANCISO , TRABALHADORES Q TRABALHAM NESSA AREA ASSIM COMO MAIORIA DOS ESTUDANTES SÃO DO CEUMA RENASCENÇA . DEVOLVA QUE É NOSSO PELO AMOR DE DEUS.