Dino terá que encarar a teoria x prática

Dino e o temor da teoria x prática

É verdade que o grupo da governadora Roseana Sarney (PMDB) ainda não definiu oficialmente o seu candidato para as eleições de 2014, sales mas também é verdade que a Oposição comandada por Flávio Dino (PCdoB), quem tem candidato (ele próprio), torce para que o escolhido seja o ministro de Minas e Energia Edison Lobão (PMDB).

A opção de Dino e sua turma por Lobão é simples e fácil de entender, eles querem fazer a comparação, que apesar de batida ainda funciona bem, do velho x novo. Dino aposta que a população clama por mudança e quer a renovação.

No entanto, o temor de Dino e sua turma é por outro confronto: a teoria x prática e ai entra o fator Luis Fernando Silva (PMDB). Caso o escolhido seja Luis Fernando, Dino não poderá usar o debate do velho x novo e terá que se desdobrar para comprovar que não é apenas teoria.

Luis Fernando, assim como Dino, representa a mudança e o novo, mas com uma enorme vantagem: a prática. Luis Fernando não vive de teoria, pois foi testado e aprovado. Como prefeito de São José de Ribamar deu provas incontestáveis de sua competência. Conseguiu fazer o município funcionar mesmo sendo oposição ao Governo do Maranhão e sem sequer receber uma ajuda do Estado, na época administrado pelos aliados de Dino.

Luis Fernando e a prática

Luis Fernando e a prática

A administração modelo de Luis Fernando em Ribamar incomoda Dino e sua turma, pois o duelo teoria x prática pode ser decisivo nas eleições 2014. Sabedor disso, Luis Fernando já deu o tom do debate.

“Essa história de dizer que vai mudar o Maranhão só no ‘gogó’ não leva a nada. Se muda o Maranhão é trabalhando, é fazendo”, afirmou na solenidade em que foi anunciada a construção de novas estradas no Maranhão.

O duelo teoria x prática foi vista bem de perto em 2012 por Dino e seus aliados quando escolheram Edivaldo Júnior para ser o candidato apoiado por eles para a prefeitura de São Luís. Nas pesquisas qualitativas, ficou claro que o povo queria mudança sim, mas queria uma mudança segura e não uma aventura.

Segurança combina com prática e aventura com teoria, e é justamente esse o temor de Dino e sua turma.