Jari ouvinte da Mirante AM na Finlândia

Jari é ouvinte da Mirante AM na Finlândia

O Blog recebeu com muita felicidade um e-mail de um ouvinte que acompanha a programação da Rádio Mirante AM na Finlândia. Abaixo o Blog publica na íntegra o e-mail recebido, health pois faz questão de dividir com os nossos leitores, physician em especial àqueles que também acompanham o nosso trabalho desenvolvido na emissora como repórter político.

“Estimado Sr. Jorge Aragão, search RÁDIO MIRANTE AM

Saudações de Oulu, Finlândia – a parte mais ao norte do continente Europeu! Meu nome é Jari Ruohomäki, e eu envio esta carta para você porque eu posso ouvir ao programa de sua estação aqui na Finlândia via Rádio Santa Maura 1540 AM com meu equipamento especial.

Eu tenho 51 anos e tenho uma filha de 24 anos de idade chamada Anniina, estudiante universitaria de logopedia, e um filho de 20 anos, Antti. Sou um professor de biologia e geografia para crianças de 13 a 16 anos. Anexo uma foto da minha casa tipica finlandesa.

Oulu é uma cidade de 140 000 habitantes. É situado na parte norte da Finlândia, há 600 quilométros, aproximadamente, ao norte do mar Báltico e de Helsinki, a capital. Oulu é o centro da cultura, esporte e indutria do norte da Finlandia.

A Finlândia é um país com 5 milhões de habitantes na parte mais nórdica da Europa. É cercada em dois lados pelo Mar Báltico: o golfo da Finlândia ao sul e o golfo de Bothnia ao oeste. A costa possui o maior arquipélago da Europa, contendo cerca de 80 000 ilhas. Nosso país também é famoso por sua pura natureza, grandes florestas e mais de 50 000 lagos. O verão é muito bonito com sua natureza verde. As temperaturas varian de 15 a 30 graus C. Por outro lado, o invierno é muito severo. Há uma camada grossa de neve e a temperatura pode chegar até 30 graus abaixo de zero. Os produtos mais importantes de exportação são papel e alguns produtos da indústria metaurgica, navios, por exemplo.

Desde 1973 meu principal passatempo tem sido ouvir à estações de rádio estrangeiras. Como você deve saber, este hobby é chamado “DX-ismo”. Desde o começo dos anos 90 eu tenho concentrado em ouvir a estações brasileiras em ondas médias e curtas. Isto tem um foco extremamente interessante, porque o Brasil é um pais tão grande e existem centenas de estações locais. Eu tenho conseguido ouvir cerca de 100 delas.

Também eu estou muito interessado na música e no folclore brasileiro. Minhas músicas favoritas sao de MPB, samba, sertaneja, e também aprecio os ritmos da capoeira e do candomblé. Esta é uma das razões que me fazem escutar estações de rádio brasileiras. As estações no meu país transmitem música brasileira, mas elas nunca são tão boas quanto às transmitidas nas estações do Brasil.

Agradeço muito pelo seu programa! Gostaria de poder ouvi-lo muito mais tempo, mas infelizmente é muito comum que uma estação distante possa ser ouvida somente por pouco tempo antes que saia do ar. Fico feliz em informar que a qualidade de minha recepção era moderada. Ouvir sua emissora Rádio Sant´Ana foi realmente compensador, porque eu nao tinha ouvido-a antes.

Creio que você está interessado em meu equipamento. Meu receptor é um Japonés, modelo JRC NRD535D (receptor de telecomunicação), com um computador de frequência digital embutido. Quando ouvi sua estação, minha antena era de 1000 metros de comprimento de fio de cobre, dirigida ao Brasil. É muito importante ter uma longa antena a uma certa direção, quando se tenta sintonizar estações de rádio além do oceano.

Muito obrigado por ler esta carta. Eu ficaria muito agradecido se você tivesse tempo de verificar minha recepção de sua estação Rádio Sant´Ana e enviasse uma resposta para mim! Isto seria muito estimado em minha coleção! Muito obrigado por sua cooperação e boa sorte com suas futuras transmissões, as quais espero que sejam sintonizadas.

Atenciosamente,
Jari Ruohomäki”