cemarNos últimos oito anos a CEMAR já investiu 2, sales 8 bilhões em obras de fortalecimento do sistema elétrico no Maranhão. Em 2012 realizamos a maior volume de obras no Estado, buy foram 11 novas Subestações, ampliação de outras 10 subestações, construção de 566 km de Linhas de Transmissão, 49 novos Alimentadores, 695 quilômetros de Redes de Distribuição de Média Tensão e 595 quilômetros de Redes de Baixa Tensão. Dentre elas, as ampliações das subestações Lago da Pedra, Tuntum, Bacabal, Curvelândia, Arari, Buriticupu, Imperatriz, Grajaú e Balsas.

O Sul do Estado em 2012, recebeu um novo Ponto de Suprimento em 230 kV, de responsabilidade da Eletronorte/Governo Federal. E a CEMAR já concluiu mais três novas subestações (Balsas II, Baixo Penitente e Renascer), além disso, no primeiro semestre de 2013 entregará a Subestação São Raimundo das Mangabeiras. Estes investimentos além de melhorar a qualidade do atendimento para a região irão possibilitar o atendimento aos projetos agroindustriais. A Companhia informa ainda que está fortalecendo o sistema da grande Imperatriz com a ampliação de Subestações existentes, construção da Subestação Senador La Roque e em 2013 irá inaugurar a Subestação Santa Rita em Imperatriz. A região polarizada por Sítio Novo ganhará uma nova linha de Subtransmissão, que vai melhorar o fornecimento de energia e propiciará a implantação de novos investimentos na região. Outro Ponto de Suprimento da rede básica recentemente concluído e já em operação foi construído no Povoado Encruzo Novo, localizado no município de Governador Nunes Freire.

Para atendimento ao mercado aquecido de São Luís, com destaque para os segmentos imobiliário e industrial, a CEMAR vai construir e energizar até 2013, o maior conjunto de obras da sua história. Além das Subestações Ipase e Cidade Operária, inauguradas em 2011 2012 respectivamente, São Luís ganhará duas novas subestações: SE São Marcos e SE Araçagi. Destaque também para as ampliações das Subestações Centro, Itaqui e Maracanã, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas na grande São Luís.

No Maranhão as Subestações, Linhas e Redes de Distribuição atendem aos padrões definidos pela legislação do setor elétrico brasileiro. Em condições normais o sistema elétrico atende as necessidades dos mais de 2 milhões de clientes nos 217 municípios. Em condições contingenciais a CEMAR sempre opera o sistema elétrico conforme planejamento previamente definido.

A CEMAR vai manter o seu compromisso com a melhoria dos indicadores de qualidade e de continuidade da energia elétrica fornecida para o Maranhão, e como concessionária pública, cumprirá as determinações da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica.  A Companhia manterá o mesmo ritmo de investimentos em construção e ampliação de Subestações, Linhas de Distribuição e na adoção de novas tecnologias objetivando modernizar cada vez mais o seu parque elétrico em todo o Estado, e assim minimizar as interrupções de energia. Essas melhorias nos indicadores de qualidade são evidenciadas quando analisamos nos últimos oito anos o DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor, que foi melhorado em 67% e o FEC – Freqüência Equivalente de Interrupção por Consumidor, que melhorou, em 72% quando se compara aos índices verificados em 2004.

A cada ano, a CEMAR avança nesse processo e o reflexo está na melhoria dos indicadores de qualidade DEC e FEC da ANEEL. Quando comparamos as ocorrências de falta de energia registradas com o início do período chuvoso com anos anteriores, percebemos que o impacto é menor a cada ano – fruto do trabalho preventivo que realizamos de forma planejada.

Com um crescimento de 26,1 pontos percentuais no período 2008-2012 na pesquisa que mede o Índice de Satisfação da Qualidade Percebida – ISQP da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica – ABRADEE, a CEMAR vem consolidando seu desempenho na avaliação dos clientes maranhenses.

Assessoria de Imprensa da CEMAR