Deputado estadual Léo Cunha

Deputado estadual Léo Cunha

Logo após ser confirmado como novo presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, remedy o deputado Léo Cunha (PSC) imediatamente cobrou da Vale explicações sobre o descarrilamento de trens, buy usados no transporte de óleo diesel, illness ocorrido na última sexta-feira (1º), na cidade de Buriticupu e que o Blog trouxe a informação em primeira mão (reveja aqui).

Segundo informações da empresa, a composição envolvida no acidente trafegava com 30 vagões tanques e descarrilou no Km 356, quando seguia de São Luís para as cidades de Açailândia e Marabá (PA), transportando 100 mil litros de diesel, pela estrada de ferro Carajás. A Vale informou ainda ter tomado todas as providências no sentido de evitar qualquer contaminação do meio ambiente.

Além das medidas tomadas pela empresa, o secretário de Saúde de Buriticupu, Cleber Flor, também enviou uma equipe da defesa civil ao local, a fim de ajudar a empresa na contenção do combustível, evitando que se espalhasse, trazendo maiores danos.

Sobre os riscos oferecidos pelo descarrilamento, é importante ressaltar que, no caso de acidentes com combustíveis líquidos, a principal preocupação se dá pela rapidez e facilidade com que ele se espalha, podendo penetrar no solo, atingindo o lençol freático, além de ser levado pela chuva, chegando aos rios. Nesse caso específico, o Rio Pindaré correu sério risco de receber o diesel derramado no acidente.

Em contato com o rio, o óleo diesel poderia causar a morte de milhares de peixes, tornando-se um acidente ambiental de grandes proporções, além de um grande prejuízo à saúde da população e à economia da região, visto que os moradores daquela região consomem os pescados, além de ter na pesca uma de suas principais fontes de renda.

Preocupado com a gravidade da situação, o deputado Léo Cunha determinou que assessores fossem ao local a fim de levantarem todas as informações sobre o acidente. O parlamentar informou que irá enviar expediente à empresa Vale para que sejam prestados os devidos esclarecimentos sobre o ocorrido.

“Vou enviar ofício à empresa para que ela se explique sobre esse acidente e também sobre as medidas que pretende tomar para que essa situação não se repita, pois representa um risco muito grande para o meio ambiente e, em consequência, para a saúde da nossa população”, disse.

O Blog, por dever de justiça, ressalta ainda que a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, através do secretário Victor Mendes, também tomou todas as providências cabíveis e necessárias junto a Vale, além de ter acompanhado de perto todo o episódio.