Secretário Vinicius Nina e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Secretário Vinicius Nina e o prefeito Edivaldo Holanda Júnior

Mesmo com quase dois meses no comando da prefeitura de São Luís, decease o prefeito Edivaldo Júnior (PTC), salve ainda é surpreendido com situações preocupantes para o município provenientes da gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB).

Desta vez foi descoberto um gasto de mais de R$ 500 mil em equipamentos ultrapassados. Ou seja, discount quase meio milhão de Reais jogados no ralo. Em companhia do secretário de Saúde de São Luís, Vinicius Nina, o prefeito esteve no almoxarifado da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e constatou 37 máquinas de autoclave, ainda lacradas, porém de modelo ultrapassado.

Os equipamentos servem para esterilizar materiais de procedimentos hospitalares. No entanto segundo Vinícius Nina, esse tipo de equipamento encontra-se em desuso há mais de 30 anos, pela falta de praticidade e peças de reposição, além de oferecer sérios riscos aos profissionais que o manuseiam. Na capital, as unidades de saúde já utilizam modelos mais modernos e compactos, o que não justifica o alto investimento.

A compra desses equipamentos foi realizada pela gestão anterior, em maio do ano passado, mas o recebimento só foi concretizado seis meses depois. Segundo a equipe de logística da empresa que presta serviço para o almoxarifado da prefeitura, cada equipamento está avaliado em R$ 14 mil.

Equipamento em desuso

Equipamento ultrapassado

“Hoje são utilizados autoclaves de bancada e não verticais. Esse modelo era comumente usado na década de 60 e foi substituído por mais modernos, pensando, principalmente na segurança. Esse equipamento conta com temperaturas elevadas e muita pressão. Não houve gestão responsável para esta área, apenas custos altíssimos para o cofre da Prefeitura. Temos a missão de reduzir os custos sem perder a qualidade dos serviços”, esclareceu o secretário.

O próximo passo, segundo o prefeito, será acionar a Procuradoria Geral do Município (PGM) para a averiguação das contas de aquisição das máquinas. Em seguida, serão comunicados os órgãos responsáveis para negociar junto aos fornecedores a devolução ou troca por equipamentos mais eficientes.

“Nossa gestão tem como prioridade o conhecimento dos problemas para buscar a solução. Visitamos bairros da capital que precisavam de melhorias e ações urgentes. Agora, o almoxarifado da saúde, área que precisa de atenção. E o que descobrimos foi o resultado de uma gestão irresponsável, mais uma vez, com compras mal feitas de equipamentos que não tem serventia para os serviços de saúde. Agora vamos acionar a PGM e demais autoridades para reverter essa situação”, avaliou Edivaldo Holanda Júnior.

Assim segue o prefeito Edivaldo Júnior, tendo que tocar a sua administração e ao mesmo tempo corrigir os erros da gestão João Castelo.