Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.
SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.
LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).
Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!
Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.
Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.
Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:
a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.
b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.
c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;
d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.
e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!
f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”
g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.
Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende.
É bom pq o pessoal que promove a parada gay pode usar tbm.
Gostei ,alegre, diferente, e os do uniformes escolar.,aquelas cores…!
A CLARA Comunicações está de parabéns pelo logotipo
Com todo respeito, mas logomarca é o que menos importa. O povo precisa é de trabalho isso sim.
É Impressão ou a palavra são luis remete a serpentina…?!
Podes ter razão Francisco;
Em primeiro lugar, vejamos alguns conceitos na área do design gráfico.
SÍMBOLO é um ícone ou ilustração para representar ou lembrar uma empresa. Ex: o símbolo da nike.
LOGOTIPO é formado pelo NOME da empresa, escrito em extenso, de forma estilizada ou com algum design nas letras. Ex: O nome da empresa SADIA, cola-cola.
LOGOMARCA: É a junção do SÍMBOLO com o NOME da empresa. Ex: A logomarca da NATURA (nome + símbolo).
Baseando-se nestas informações técnicas, podemos concluir e afirmar que: o que foi apresentado à imprensa se dizendo ser “logomarca” da Prefeitura de São Luís, não é logomarca, e sim LOGOTIPO. Eu disse: LOGOTIPO. Aprendam!
Agora eu fico impressionado como é que uma empresa de publicidade comunica algo na imprensa dizendo ser logomarca, e na hora é um logotipo. Falta faculdade? Falta estudo? Talvez seja, porque o que se mais tem é micreiro se passsando por designer. Erra tanto a empresa Claro Comunicação quanto a imprensa, e tolo quem se deixa acreditar.
Existem regras fundamentais que devem ser levadas em conta, quando o assunto é criação de logotipo, símbolo ou logomarca.
Erros que a “logomarca” da Clara Comunicação comete:
a. Primeiro, não deve ter mais de três cores – ora amigos, o princípio da economicidade é extremante funtamental porque se eu tenho muitas cores, lógico, vou gastar mais com policromia.
b. O layout deve ter uma forma original ou não combine elementos de logos populares com trabalho original – aqui se peca mais ainda. Não tem nada de originalidade. Lembra os desenhos, formas e cores da logomarca do navegador da Google, o chrome. Também lembra os desenhos de campanhas já apresentadas em são joão passados, ou seja, fitas formandos letras.
c. Não utilizar efeitos especiais como degrades, sombras, efeitos de luz, etc;
d. Deve ser reconhecível – fala sério, isto não lembra em nada São Luís? Absolutamente nada. Veja do ponto de vista de quem não mora aqui na ilha.
e. Deve ser reconhecido quando espelhado – neste item, tenhos minhas dúvidas. Já pensou na situação hipotética de um motorista tentar ler isso pelo espelho retrovisor!
f. Certificar-se de que será reconhecível quando redimensionado – kkk aqui tenho também minhas dúvidas. Imagine ai uma redução de 4 x 3 cm ou menor”
g. Deve ter aplicação em preto e branco – neste item, simplesmente acaba com o conceito proposto pela Clara, oras, se as cores representam isso ou aquilo, o que dizer quando tiver impresso somente o preto e o branco? E este item é de extrema exigência, já pensaste na quantidade de cartuchos ou tones que seram esvaziados mais rapidamente nos impressos dentro do espaço público? Se tiver a versão preto e branco (o que perderá o conceito) se economizará em impressão dentro dos espaços públicos.
Enfim, ainda existem mais de 30 regras a ser analisadas, e pouquíssimas vezes o proposto pela Clara Comunicação atende.
a Rom Artes vai ter muito trabalho esse ano para estampar essa nova logo nos orgãos públicos municipais através de suas pinturas 9967 0448