Juiz Roberto de Paula de Bacabal

No fim da semana passada o juiz Roberto de Paula, store titular da 2ª Vara de Bacabal, baixou uma Portaria na qual proíbe a revista íntima aos visitantes dos presos nos estabelecimentos penais da comarca.

A decisão do magistrado tem gerado muita discussão e esta não foi a primeira decisão polêmica de Roberto de Paula. Em 2011, o juiz determinou que onze presos fossem para casa cumprir prisão domiciliar e deixassem o Distrito Policial onde estavam presos pelas péssimas condições do local.

Nesta nova decisão, o juiz alega que a revista íntima é uma forma de violência contra as mulheres e que é direito do preso a visita do cônjuge, da companheira, de parentes e amigos, em dias determinados, e que é a visitação aos presos é essencial para a ressocialização.

“É muito mais fácil inspecionar e revistar o recluso, após uma visita de contato pessoal, em vez de submeter todas as pessoas, inclusive mulheres que visitam os estabelecimentos prisionais, a um procedimento tão extremo”, observou o magistrado em sua decisão.

A princípio o Blog vê com muita preocupação a decisão do magistrado, pois existindo a revista íntima aos visitantes alguns presos ainda são municiados com armas, celulares, drogas, enfim, imagina sem a revista. Só para lembrar que no Maranhão já foram encontrados celulares, carregadores de celulares e até mesmo drogas em partes íntimas de visitantes.

Obviamente que a decisão tem um lado humano social, mas o magistrado parece esquecer que a decisão pode colocar ainda mais em risco as pessoas que circundam os presos, pois a partir de agora, eles inegavelmente terão mais facilidades para conseguiram uma arma.

De qualquer forma o tem é polêmico e merece ser debatido. O juiz Roberto de Paula será entrevistado nesta segunda-feira (18), pelo jornalista Roberto Fernandes no Programa Ponto Final da Rádio Mirante AM, que vai das 8h às 11h. Vale a pena conferir e participar.