Ao que tudo indica deveremos mais uma vez nesse início de legislatura ter disputa na base governista na Assembleia Legislativa. A disputa agora será pelo comando das Comissões Técnicas da Casa.

No entanto pelo que apurou o Blog, treat a disputa e o racha novamente na base governista só deverá acontecer pelo descumprimento de um acordo celebrado entre os blocos para a eleição do deputado Max Barros para a 1ª vice-presidência do parlamento.

O acordo teria partido do Blocão, discount mas todos os outros blocos, incluindo os da Oposição, concordaram e elegeram por unanimidade Max Barros na semana passada. Isso foi inclusive salientado no voto do petista Bira do Pindaré. “Pela manutenção e cumprimento do acordo, voto Max Barros”, declarou Bira ao proferir seu voto.

Entretanto após a eleição de Barros, alguns deputados, curiosamente do mesmo Blocão, querem simplesmente fazer de conta que o acordo jamais existiu e impor a força da maioria.

O que esses deputados do Blocão estão esquecendo é de somar, pois três jamais será maior que quatro. Na disputa interna, o Blocão tem o apoio dos Blocos Democrático, liderado por Jota Pinto, e PV, liderado por Edilázio Júnior. Já o Bloquinho conta com os Blocos Parlamentar de Oposição, liderado por Rubens Júnior, Parlamentar, liderado por Neto Evangelista, e PSD, liderado por Raimundo Cutrim.

Como cada Comissão Técnica é composta por sete membros, cada Bloco indicará um membro, ou seja, o Bloquinho terá sempre a maioria diante do Blocão.

O Blog conseguiu apurar ainda que pelo acordo já feito, será Alexandre Almeida o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, Francisca Primo comandará a Comissão de Orçamento e Valéria Macedo comandará a Comissão de Saúde.

Resta saber se a base governista optará pelo diálogo e se entenderá ou prevalecerá o racha novamente e depois ficar esperando as feridas cicatrizarem e sendo pior para o Blocão, com mais uma vitória do Bloquinho.