O carnaval 2013 em Codó já ficou registrado como um dos melhores de toda a história e o melhor dentro da gestão Zito Rolim. O 5° Carnaval da Nossa Gente chegou ao final com um saldo muito positivo no que diz respeito a organização, hospital diversão e segurança dos codoenses e visitantes. Durante cinco dias, treat munícipes e turistas puderam usufruir das muitas opções de folia do carnaval codoense, considerado um dos mais animados do interior do estado do Maranhão.

Os diversos blocos organizados da cidade arrastaram milhares de foliões durante o dia e a noite. Os destaques dentre os blocos ficaram por conta do Bloco Vivo Bebu, do publicitário recém-formado Milton Buzar, que foi a grande surpresa do carnaval, e o Bloco Tsunami, que em seu segundo ano bateu recorde de participantes. Outro bloco tradicional que levou milhares de pessoas as ruas foi o irreverente Bloco das Bonecas.

A tradição do carnaval codoense foi coroada com o bi-campeonato da Unidos de São Sebastião, que levou nota máxima em todos os quesitos. A escola foi a campeã com exatos 90 pontos, com destaques para: melhor mestre-sala e porta-bandeira (Telvane Frazão e Rafaela) melhor mestre de bateria ( Roberto), melhor interprete (Alex Brasil e Roberto Pontes), melhor Samba de Enredo com O IMAGINÁRIO CODOENSE – LENDAS E TRADIÇÕES, do compositor Amaral Junior e melhor Fantasia (mestre-sala e porta-bandeira). Em segundo lugar ficou a Águia do SAMBA, com 76,5 pontos e em terceiro a Unidos de J.R com 75,5.

Mantendo o costume, no último dia de festa o prefeito Zito Rolim subiu a Augusto Teixeira atrás do trio Eldorado com Sacode Elétrico no meio dos foliões. Na avaliação do prefeito, o 5° Carnaval da Nossa Gente sai como o planejado, com muita tranquilidade e segurança. “Nós estamos fazendo a nossa parte e a população também está fazendo a sua parte, todo mundo está disposto a brincar, sair nas ruas todos os dias que nós convidamos, nós convocamos, as pessoas vieram e fizeram essa grande festa”, disse o prefeito.

Zito Rolim ainda salientou sobre a importância dos valores injetados na economia local. Sobre renda criada pela festa, o mandatário municipal citou exemplo do município do Rio de Janeiro, que chegou a faturar cerca de 6 milhões de dólares. Na opinião do prefeito, Codó faturou, no mínimo, R$ 3 milhões durante o carnaval e muita gente participou da fatia desse bolo financeiro.


Neste ano, o feriado prolongado de Carnaval foi considerado um dos mais tranquilos dos últimos anos, segundo avaliação da Polícia Militar (PM) de Codó. Embora ainda exista a atuação de marginais camuflados de folião, o trabalho organizado e centralizado dos órgãos de segurança do município garantiu a paz, segurança e tranquilidade para os brincantes, fazendo o número de ocorrências policiais diminuírem consideravelmente. O controle de entradas e saídas do corredor da folia, as abordagens e revistas realizadas pela Polícia Militar e Guarda Municipal inibiram a atuação de marginais que se aproveitam do período de carnaval para cometer crimes. O resultado de tanto planejamento e trabalho ficou patente no último comparativo da polícia militar, que revelou a redução de 48,85% do número de ocorrências em relação ao ano passado e ZERO de Homicídio.

Sendo o primeiro carnaval do seu segundo mandato, o prefeito Zito Rolim avaliou a festa de forma muito positiva, destacando a redução no número de ocorrências policiais em quase 50%, em relação ao ano passado. Para o bom desempenho do carnaval 2013, o Prefeito ressaltou a parceria que houve entre a Prefeitura e seu Secretariado, o Governo do Estado do Maranhão e a população codoense que teve participação ativa no sucesso da grande festa.