Na quarta-feira (06), order a empresa OGX de propriedade do Eike Batista voltou a confirmar que encontrou reserva de gás natural no Maranhão, treatment desta vez no município de Trizidela do Vale.

A empresa já havia anunciado em 2011 a descoberta em Capinzal do Norte. Na oportunidade, here a informação foi bastante comemorada, pois era uma reserva grande. No entanto, a reserva encontrada agora em Trizidela é ainda maior.

Com mais essa descoberta, definitivamente o Maranhão comprova que possui potencial para ser um dos maiores produtores de gás no mundo. Diante dessa nova reserva a empresa OGX garantiu que vai intensificar os investimentos na região, pois acredita na possibilidade real de encontrar petróleo.

A notícia é para ser comemorada, mas é preciso que os nossos representantes no Congresso Nacional fiquem atentos, pois a nova divisão dos royalties pode ser bastante prejudicial para o Maranhão e o deputado estadual Marcelo Tavares já havia alertado (reveja aqui).

“Para o Maranhão ficou o pior dos mundos, o pior. O Maranhão não vai ter direito aos royalties dos contratos vigentes, praticamente a totalidade. E aí o que é pior: todos os dias a gente lê na imprensa que na bacia sedimentar do Maranhão, nós provavelmente teremos, em muito pouco tempo, a descoberta do petróleo, mas o Maranhão não vai ter direito aos royalties como o Rio de Janeiro tem hoje, porque são contratos que ainda serão feitos. Então, não ganhamos agora e, se amanhã descobrirem petróleo no Maranhão, não ganharemos de novo. Então foi horrível, horrível”, disse Marcelo Tavares em meio a polêmica do veto dos royalties.

Parece que para o Maranhão quando Deus dá a farinha, o Diabo vem e rasga o saco.