Presidente da AL, seek Arnaldo Melo

Faltando dois anos para as eleições de 2014, Oposição e Governo já estudam todas as possibilidades de mudanças no cenário atual visando a disputa eleitoral. Uma cassação da governadora e uma candidatura de Roseana Sarney ao Senado são as duas possibilidades mais trabalhadas pelos dois lados.

No caso de uma improvável cassação de Roseana Sarney e Washington Oliveira, o governador em exercício será o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo que convocará nova eleição em 30 dias para eleger o governador que cumprirá o restante do mandato. Detalhe, apenas os 42 deputados estaduais e que irão votar.

No entanto, o que nem todos sabem, é que numa hipótese de tanto Roseana Sarney quanto Washington Oliveira se afastarem definitivamente dos cargos, Arnaldo Melo também será obrigado a convocar eleição indireta e eleger em 30 dias um novo governador para terminar o mandato.

Muitos imaginam que caso a governadora e vice-governador deixem os cargos para serem candidatos, Arnaldo Melo se transformaria automaticamente no novo governador, mas não é o que diz a legislação (Constituicao Estadual, Art. 61, paragrafo primeiro). Melo será governador em exercício e poderá até ser o novo governador, mas precisará ser eleito pela Assembleia Legislativa.

Vale ressaltar que apesar da eleição ser indireta e que apenas os 42 deputados estaduais terão direito ao voto, necessariamente não será um deputado estadual o novo governador, pois a AL pode eleger um deputado federal, um senador, um secretário, enfim.

Mas por enquanto são apenas conjecturas de situações que podem anteceder uma eleição que deverá ser bastante disputada.