Secretário Luis Fernando e o presidente da Assembleia, ampoule Arnaldo Melo

As duas principais casas legislativas do Maranhão, site Assembleia e Câmara de Vereadores de São Luís, realizaram sessões solenes nesta segunda-feira (04) para marcar a volta aos trabalhos em 2013.

Na Assembleia Legislativa coube ao secretário chefe da Casa Civil e de Infraestrutura do Maranhão, Luis Fernando Silva, representar a governadora Roseana Sarney. Na mensagem encaminhada pelo Governo do Maranhão foi mais uma vez destacado a importância de trabalhar em conjunto com o Legislativo para o desenvolvimento do Estado.

A mensagem apresentou ainda um balanço das ações realizadas nas áreas de saúde (implantação de 1.680 leitos, construção de novos hospitais e UPAs); infraestrutura (Adutora Italuis, asfaltamento de rodovias, investimentos no Porto do Itaqui, potencial energético do estado); agricultura (avanço na erradicação da febre aftosa e distribuição de sementes); segurança pública (aquisição de novos veículos e equipamentos, implantação do sistema de videomonitoramento, regionalização do sistema penitenciário); e cultura (investimentos para o Carnaval, Festejos do Divino, São João, comemorações dos 400 anos de São Luís).

Além disso, na mensagem foi destacada a valorização do servidor público estadual com a criação do Plano de Carreira, Cargos e Salários para os servidores ativos, aposentados e pensionistas.

O presidente da AL, deputado Arnaldo Melo, destacou como essencial a integração entre os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. “São poderes independentes, mas que trabalham em harmonia em prol da sociedade democrática”.

Câmara – No legislativo de São Luís a presença do próprio prefeito Edivaldo Holanda Júnior foi o ponto alto da solenidade. Edivaldo fez questão de convidar os vereadores para a reconstrução da cidade.

Prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior, em pronunciamento na Câmara de Vereadores

“Convoco a Câmara Municipal e a população representada por ela a se juntar em um pacto por São Luís. Com o apoio desta Casa vamos tirar o município dessa situação difícil. Todos têm que dar sua contribuição para ajudar a nossa capital a se recuperar, esta cidade precisa da compreensão republicana de cada um de vocês”, afirmou.

Num pronunciamento marcado pela emoção, Edivaldo Holanda Júnior lembrou os tempos em que foi vereador da cidade de São Luís por dois mandatos consecutivos. Ele destacou, na tribuna, a necessidade da harmonia e de independência entre os poderes.

“Fico imensamente feliz por voltar a esta Casa onde iniciei minha carreira política, há oito anos. Lembro-me do meu primeiro discurso, cheio de sonhos e um projeto definido: chegar à Prefeitura com o intuito de fazer o melhor por esta cidade. Foi aqui que aprimorei meus conhecimentos na luta do dia a dia”, disse o prefeito, que inclusive foi às lágrimas.

O presidente da Casa, Isaías Pereirinha, deu boas vindas aos vereadores e fez um balanço das ações implementadas na sua gestão e defendeu a parceria institucional entre Câmara e Prefeitura em favor de São Luís.

Já a partir desta terça-feira (05), as duas casas legislativas iniciam pra valer as atividades em 2013.